Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CIDADANIA

TerPaz intensifica ações de cidadania no bairro da Cabanagem

Por Elck Oliveira (SEIRDH)
22/07/2019 12h42

O bairro da Cabanagem recebe, a partir desta segunda-feira (22), novas ações do programa Territórios pela Paz (TerPaz), da Secretaria de Estado de Articulação da Cidadania (Seac), que está levando obras e serviços para sete territórios de Belém, Ananindeua e Marituba, com o objetivo de combater a violência e oferecer cidadania para a população. No local, a Escola Estadual “Prof. José Valente Ribeiro” abriu, durante todo o dia, para uma série de atividades gratuitas à comunidade, como promoção de atividades esportivas, shows musicais, palestras, orientações e cursos profissionalizantes, por meio de diferentes órgãos estaduais e parceiros. Na ocasião, a Fundação Pará Paz também instalou um pólo na Escola, onde os serviços ficarão concentrados. A expectativa é de que cerca de 1,5 mil pessoas passem pelo colégio durante todo o dia, já que a programação só se encerrará às 17h.

A diretora da Escola, Ivanilda Vieira, conta que houve um tempo, há alguns anos, em que a escola ficava de portas abertas para a comunidade mas, com o crescimento da violência no bairro, isso precisou ser revisto. Hoje, com a presença dos órgãos do Estado, a ideia é que essa ocupação seja retomada. “Para nós é uma grande alegria ver as pessoas de novo usufruindo desse espaço e oferecendo oportunidades não só para os nossos alunos, mas para toda a comunidade de ter benefícios aqui dentro da nossa estrutura”, destacou. Atualmente, a escola atende a quase 700 estudantes dos ensinos Fundamental e Médio, nos três turnos.

O autônomo Simião Ferreira, de 50 anos, morador do bairro há quase 30, e disse que nunca viu uma ação como essa no local. Ele fez questão de ir até o colégio nesta manhã de segunda-feira para ver de perto as atividades que estavam sendo oferecidas. “Tenho netos que estudam nessa Escola e é um motivo de grande orgulho ver que ela também pode ser um pólo de cidadania dentro do nosso bairro, que é tão carente dessas ações”, ressaltou.

Inclusão – A presidente da Fundação Pará Paz, Ray Tavares, explicou que, na escola, o órgão vai oferecer três projetos: “Geração Digital”, com oferta de cursos de qualificação na área da informática e encaminhamento para o mercado de trabalho; “Espaços abertos”, com atividades de lazer e esporte para os estudantes no contra-turno escolar; e o “Mãe”, para orientar jovens e mulheres e grávidas que desejam aprender a cuidar do bebê desde o ventre, além de dar informações sobre planejamento e vida em família. 

“A Cabanagem foi o primeiro bairro a receber as ações do programa Territórios pela Paz e a Fundação ParáPaz não poderia ficar de fora. Estamos chegando para ficar de maneira permanente, ajudando a disseminar informações importantes para a melhoria da qualidade de vida das pessoas”, pontuou.

Oportunidade – A jovem Tamires Cunha, de 22 anos, está desempregada e é mãe de duas crianças pequenas. Vizinha da Escola, ela está em busca de uma colocação no mercado de trabalho como vendedora. Para isso, decidiu buscar o curso de informática ofertado no local para melhorar as chances de conseguir um emprego. “Eu já sei fazer algumas coisas no computador mas, como não tenho um certificado, não posso informar no meu currículo. Estou empolgada para aprender de maneira formal e aumentar as minhas chances de conseguir uma vaga”, relatou.

O secretário de Estado de Articulação da Cidadania, Ricardo Balestreri, enfatizou o fato de as ações do programa Territórios pela Paz serem permanentes. “Embora hoje aqui nesta Escola estejamos vivendo um momento festivo, as políticas continuarão. São incursões de formação, de capacitação e de empreendedorismo, oferecendo oportunidades para que as pessoas sejam protagonistas do seu próprio destino”, avaliou.