Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
BRAGANÇA

Sedop dará continuidade às obras no Mirante de São Benedito

Por Barbara Brilhante (PGE)
25/07/2019 16h14

Secretaria de Obras já recebeu a imagem vencedora do concurso "São Benedito de Arte Popular", realizado pela SecultA Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (Sedop) já está com a imagem vencedora do concurso "São Benedito de Arte Popular", realizado pela Secretaria de Cultura do Estado (Secult), e que abriu espaço para que, durante 15 dias, a população bragantina escolhesse o protótipo da nova estátua do Santo Preto.

A entrega da miniatura foi feita na última segunda-feira (22), na sede da Sedop, em Belém. "Nós recebemos a imagem vencedora e assinamos o Termo de Cooperação entre as duas secretarias. Agora, será preparado o processo licitatório para a contratação da empresa que dará prosseguimento à construção do monumento", explicou o secretário adjunto da Sedop, Arnaldo Dopazo.

A previsão é que o edital de licitação da obra seja publicado ainda esta semana, no Diário Oficial do Estado. A construção fará parte da segunda etapa do projeto de revitalização da imagem e remodelagem do Mirante de São Benedito, localizado no município de Bragança, no nordeste paraense.

De acordo com o secretário executivo da Sedop, Ruy Cabral, a nova imagem deverá ter as mesmas características da anterior, ou seja, quatro metros de diâmetro por 16 metros de altura. "A obra terá todas as garantias. Já foi feito, pelos engenheiros e técnicos da Sedop, um cálculo estrutural para isso, o qual avaliou a estrutura já existente no local. A nossa ideia é fortalecer, ainda mais, o turismo contemplativo e religioso daquela região", complementou.

A revitalização vai contar com uma disposição em concreto armado, revestida por fibra e resina, além de pintura de alta resistência. A Sedop também ficará responsável pela iluminação do espaço.

Secretaria preparam agora o processo licitatório para a contratação da empresa que dará prosseguimento à construção do monumentoA previsão é de que a obra seja finalizada pela secretaria e entregue à Secult para inauguração até o final deste ano. "Estamos todos muito empenhados e felizes com o resultado e engajamento da população, durante os dias de votação popular. A experiência foi super rica, com crianças e jovens, além de ter sido um processo democrático, que envolveu toda a comunidade", comemorou a secretária de Estado da Secult, Úrsula Vidal.

De acordo com a pasta de Cultura, durante o concurso, foram apurados 1.563 votos, ao longo dos 15 dias de votação. Com 752 votos, o vencedor foi Valdeci dos Santos, 43, natural da cidade de Viseu, mas que reside no município há 15 anos e já se considera um bragantino. Valdeci é escultor há mais de duas décadas e já havia trabalhado na reforma da antiga imagem.