Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EDUCAÇÃO

Inscrições para 1º Congresso Online de Metodologias Ativas estão abertas

Por Isabela Quirino (EGPA)
05/08/2019 15h49

As inscrições para o 1º Congresso de Metodologias Ativas, o Cononmeta 2019, promovido pela Escola de Governança Pública do Estado do Pará (EGPA), já estão abertas. O congresso, voltado para servidores públicos estaduais e municipais que atuam na área da educação, especialmente professores, será realizado integralmente online.

O Cononmeta é uma ferramenta para aumentar a rede de professores que conhecem as metodologias ativas, que incentivam o protagonismo do aluno na busca pelo conhecimento, empregando a aprendizagem significativa.

"Metodologias ativas são as práticas educacionais que envolvem o uso das tecnologias em sala de aula. Esse assunto é um tabu para professores mais ortodoxos, mas hoje é impossível fugir dessa realidade. Por isso, propomos um congresso que fale do uso dessas ferramentas para fortalecer a educação", explicou o assessor de Educação a Distância, Reinan Abreu.

Os cursos têm como objetivo aproximar os profissionais de educação que utilizam técnicas diferenciadas como estratégias pedagógicas dentro da sala de aula, possibilitando para os participantes as trocas de experiências a partir da apresentação das conquistas e desafios enfrentados no decorrer do processo de ensino-aprendizagem.

As palestras ministradas contam com certa de meia hora de duração e mais 20 minutos de mediação, como um diferencial, para tirar dúvidas e promover debates sobre o assunto tratado na palestra. "Nossa proposta é apresentar o resultado desse projeto em encontros nacionais, além do Ebook que será produzido com o material do congresso, e publicado ainda este ano", destacou Reinan.

O congresso será entre os dias 9 e 11 de setembro. Todas as palestras serão transmitidas via hangouts entre 8h e 22h e, após o período do curso, ficarão arquivadas no canal do Youtube da Icononmeta. Todos os dias também contarão com uma sessão abertura ministrada pelos organizadores e uma palestra de um convidado.

Os servidores interessados devem se inscrever pelo link da EGPA.