Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CACHOEIRA DO ARARI

Mais de 300 famílias da Vila do Camará são beneficiadas com sistema de abastecimento de água

Por Bianca Buenaño (SEPLAD)
09/08/2019 20h12

O governador Helder Barbalho (d) e o vice, Lúcio Vale (e), após a inauguração do sistema de abastecimento de águaDesejo simples, mas antigo, dos moradores da Vila do Camará, no Arquipélago do Marajó, era ter água nas torneiras. Para muitos, esse sonho estava cada vez mais longe de ser concretizado. Mas nesta sexta-feira (09), o Programa Governo Por Todo o Pará transformou esse cenário de desalento, com a inauguração de um sistema de abastecimento de água na Vila, distrito do município de Cachoeira do Arari. A entrega do sistema fez parte do segundo dia do Programa Governo Por Todo Pará na região.

“Esse sistema de abastecimento veio para mudar muita coisa. Desde quando nasci moro aqui, na Vila do Camará, e nunca tive água. Esse é o primeiro investimento que a nossa comunidade recebe. Anos e anos a gente vem sofrendo sem água, porque no verão o poço seca. E a gente pode viver sem muita coisa, mas sem água, não”, afirmou Ediene Assunção, moradora da localidade há 37 anos.

A população de Vila do Camará mostrou seu agradecimento ao governador Helder BarbalhoO governador do Pará, Helder Barbalho, foi a Cachoeira do Arari entregar à população o sistema de abastecimento de água, que vai beneficiar mais de 300 famílias. Ele também anunciou a autorização para o governo executar as obras de ampliação do sistema, a fim de levar água a mais de 200 famílias que vivem na zona rural do município.

O sistema de abastecimento Água Para Todos faz parte de um programa nacional, que visa promover a universalização do acesso à água, tanto para consumo humano quanto para a produção agrícola alimentar. “A importância de valorizar a chegada da água na comunidade do Camará é muito boa. A minha obrigação é fazer com que as obras possam acontecer, e os benefícios possam chegar. Essa comunidade esperou muito tempo. Lamentavelmente, até então não haviam dado a devida importância a essa ação. Eu consegui esse recurso quando ainda era ministro da Integração para o governo do Estado, e as obras não foram feitas. Quando assumi o governo, pedi que priorizassem essas obras, para hoje estar trazendo água para essas famílias. É uma realização. O nosso governo também está levando água para comunidades de Soure e Salvaterra. São 14 municípios que serão beneficiados com o Programa Água Para Todos, tanto na região do Marajó quanto na do Xingu”, informou Helder Barbalho.Helder Barbalho e outras autoridades participaram da inauguração

Água de qualidade - O sistema de abastecimento de água da Vila do Camará foi o segundo a ser inaugurado. Ele resulta de um investimento de R$ 523.552,81. O acesso à água também já é realidade no município de Soure, onde o Governo do Pará já inaugurou um sistema de abastecimento, que atende a três comunidades, dentro da diretriz governamental de proporcionar água de qualidade à população.

O secretário Hugo Suenaga destacou a determinação do governo em realizar a obra“Essa obra que teve um recurso desde 2013, e somente neste momento, com seis meses de governo, nós tomamos a frente e conseguimos inaugurar esse sistema de abastecimento para Cachoeira do Arari. Em 2016, o governador Helder Barbalho era ministro da Integração e liberou uma primeira parcela, de R$ 10 milhões, para o antigo governo iniciar esse trabalho, mas nada foi feito. Viemos aqui e vimos que não tinha nada. Começamos a trabalhar no mesmo instante, para que essas famílias tenham esse bem tão precioso, que é a água”, ressaltou o secretário de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca, Hugo Yutaka Suenaga.

O prefeito de Cachoeira do Arari, Jaime Barbosa, destacou o trabalho do atual governo em favor do Marajó. “É com grande satisfação que recebemos essa obra, um investimento do governo do Estado do Pará, que mostra o compromisso e o comprometimento do governador com o Marajó. Essa demanda era histórica; a Vila do Camará não tinha água tratada. Hoje, se conclui mais uma etapa de obras da atual gestão, com a inauguração desse microssistema no nosso município”, enfatizou o prefeito.

Mudança de vida - Durante a inauguração, o governador visitou a residência de Lea Seabra, uma das beneficiadas pelo novo sistema de abastecimento. “A minha vida era muito difícil. Eu ficava pegando água dos vizinhos. Agora, muito feliz, tendo a oportunidade de morar em frente a uma fonte de abastecimento de água. Hoje é o dia mais feliz da minha vida. A partir de hoje, minha vida muda. Meu primeiro banho de chuveiro vai ser maravilhoso. Vai ser incrível ver meus netos tendo água em casa. Eu peço para que o povo zele e economize água, para que nós sempre tenhamos esse bem”, disse a moradora da Vila do Camará.Crianças da comunidade fizeram a festa com a água que agora jorra das torneiras

Helder Barbalho também assumiu o compromisso de devolver à comunidade a escola da Vila do Umarizal, em Cachoeira do Arari. “Esse colégio era muito bonito e organizado. A gestão passada fechou o colégio e retirou o material para levar para colégios de outros municípios, e deixando a comunidade sem o serviço de educação. E já se vão seis anos nessa história. O meu compromisso é devolver esse colégio. Já conversei com a Seduc (Secretaria de Estado de Educação), e digo que no início do ano letivo de 2020 o nosso compromisso é fazer com que a escola esteja pronta e entregue a vocês”, garantiu o governador.