Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
INAUGURAÇÃO

Sistema de abastecimento de água já atende a comunidade quilombola Boa Vista

Por Bruno Magno (SEOP)
10/08/2019 01h03

No segundo dia de ações do Programa Governo por Todo o Pará no Arquipélago do Marajó, o governador Helder Barbalho encerrou a agenda de trabalhado inaugurando, na sexta-feira (09), o sistema abastecimento de água na comunidade quilombola Boa Vista, no município de Salvaterra. A obra, construída por meio do programa federal Água Para Todos, começa a mudar a qualidade de vida da população, sobretudo de moradores que desenvolvem atividades agrícolas. Ainda em Salvaterra,  o governador visitou as obras de construção de um muro de contenção na Praia Grande.

A água do novo sistema chegou para todos na comunidade"É uma satisfação poder estar aqui nessa comunidade quilombola de Salvaterra fazendo com que as pessoas possam ter acesso a algo fundamental para vida, que é a água. A água representa saúde, e acima de tudo, um direito. Estamos sempre melhorando a vida das pessoas do campo, das florestas, das comunidades extrativistas, e agora essa comunidade aqui passa a ter essa conquista. Importante ressaltar que nós vamos prosseguir com os investimentos em abastecimento de água dentro do programa Água Para Todos, já que eu pude disponibilizar recursos quando fui ministro da Integração Nacional ainda em 2016, mas lamentavelmente o Estado não executou essa obra no período. Agora, como governador, tenho o prazer em fazer isso", destacou Helder Barbalho.

Na chegada à comunidade quilombola, o governador foi recebido pelos moradores, que agradeceram pela iniciativa das ações no Marajó. O novo sistema de abastecimento vai beneficiar cerca de 102 famílias, e representa uma conquista, já que a maioria das comunidades da região sofre com a falta de saneamento básico e abastecimento de água tratada. A ação foi possível porque o governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), firmou o Termo de Os trabalhadores estão em ritmo acelerado nas obras de contenção do muro na Praia GrandeCompromisso 80/2013 com o Ministério do Desenvolvimento Regional, para desenvolver as ações do programa no Estado. O "Água Para Todos" é direcionado às famílias em situação de vulnerabilidade social que vivem em comunidades rurais, e contribui para o desenvolvimento humano, segurança alimentar e nutricional.

Dez sistemas - "É uma obra muito importante para essas pessoas, tendo em vista que há mais de 40 anos essa comunidade não tinha água potável, água de qualidade. A Sedap, por meio do Ministério de Desenvolvimento Regional, que à época tinha à frente o governador, liberou recurso para atender essas comunidades da região do Marajó. Hoje estamos inaugurando o segundo sistema de abastecimento da região, já que inauguramos um em Soure, onde englobamos três comunidades, e aqui em Boa Vista estamos inaugurando mais um", informou Hugo Suenaga, secretário de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca. Serão entregues 10 sistemas de abastecimento do programa no Marajó, dos quais dois já foram inaugurados. Em breve, o governo também deve entregar os sistemas de abastecimento das comunidades de Jubim e Mãe de Deus, em Salvaterra. O total de investimentos nas obras chega a R$ 20 milhões.

Autoridades no descerramento da placa de inauguraçãoMoradora da comunidade quilombola de Boa Vista há mais de 16 anos, a agricultora Josilene Amador, 24 anos, ficou emocionada com a entrega do sistema de abastecimento, muito aguardado pelos moradores da localidade. "Nós estamos esperando há muito tempo essa obra. A nossa água aqui é ruim, barrenta, ficamos com medo de problemas de pele e outras doenças, mas agora com essa novidade temos a esperança que vai melhorar para todos”, disse ela, que mora com o filho de 3 anos na localidade.

Helder Barbalho também conversou com lideranças quilombolas e atendeu, entre outras demandas, o asfaltamento do ramal que dá acesso à comunidade. O governador se comprometeu a realizar a obra em breve, em parceria com a Prefeitura de Salvaterra.

Praia Grande - Após a inauguração do sistema de abastecimento de água, Helder Barbalho e comitiva seguiram para o local das obras do muro de contenção na Praia Grande, também em Salvaterra. No local estão sendo construídos 700 metros de muro (quase 80% já concluídos). A obra, executada pela Prefeitura de Salvaterra, recebeu R$ 8 milhões, garantidos pelo então ministro Helder Barbalho.

"Isso é o futuro do nosso turismo. É uma obra grandiosa para o município de Salvaterra, que é conhecido internacionalmente. Precisamos entender que é uma obra que depende da maré, por isso a demora e complexidade em finalizá-la, mas que deve ser entregue até o final de novembro", informou Valentim Oliveira, prefeito de Salvaterra.

Na orla, o governador foi recebido ao som de carimbó por grupos regionais de Salvaterra, e fez alguns passos ao lado dos dançarinos. Helder Barbalho destacou que a obra, quando for inaugurada, vai melhorar o turismo na Praia Grande, umas das praias mais procuradas por moradores e turistas. “É uma obra fundamental para a estrutura desse espaço tão bonito, para estimular a visitação turística, o lazer. Eu tive a oportunidade, à época, como ministro da Integração Nacional, de poder liberar esse recurso para Salvaterra, com o objetivo de garantir que as erosões fossem contidas. Fico muito feliz em poder voltar aqui e ver que as obras estão acontecendo. Quero anunciar, também, que estarei ajudando na urbanização para o embelezamento desse espaço, em parceria do governo com a Prefeitura de Salvaterra. Vamos trabalhar cada vez mais para ajudar Salvaterra a se desenvolver", destacou o governador.

Potencialidades - O município de Salvaterra fica a cerca de 80 km da capital, Belém, e tem quase 23 mil habitantes, segundo o último Censo do IBGE. Suas principais atividades econômicas são agricultura, pecuária e turismo. Entre seus principais atrativos estão as paisagens naturais, com seus campos alagados, belas praias, rios com grande variedade e quantidade de pescado, rica fauna, trilhas ecológicas e fazendas centenárias de criação de búfalos - animal símbolo do Marajó. A cultura diversificada está presente nos grupos folclóricos, culinária típica, artesanato de traços ancestrais, arquitetura e ruínas históricas.

Durante a agenda de trabalho, Helder Barbalho esteve acompanhado do vice-governador, Lúcio Vale; da primeira-dama, Daniela Barbalho; do presidente da Assembleia Legislativa do Pará, Daniel Santos; da deputada federal Elcione Barbalho; do titular da Sedap, Hugo Suenaga; do prefeito de Salvaterra, Valentim Oliveira, e outras autoridades e parlamentares.