Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
TERPAZ

Mulheres do Icuí são capacitadas em cursos ofertados pela Sectet

Por Jeniffer Galvão (SECTET)
13/08/2019 16h57

Treinamento abre oportunidade para o mercado de trabalho, geração de renda e continuidade da formação técnicaMais de 20 mulheres serão capacitadas no curso de design de sobrancelhas/embelezamento de cílios, iniciado na segunda-feira (12) e promovido pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica (Sectet) no Icuí, em Ananindeua, dentro do Territórios Pela Paz (TerPaz). O programa é desenvolvido pelo governo do Estado e atende bairros de Belém e Região Metropolitana que apresentam alto índice de vulnerabilidade social. 

O treinamento faz parte do projeto Cursos de Formação Inicial e Continuada para Jovens e Adultos, realizado pela Diretoria de Educação Profissional e Tecnológica (Detec), que já promove o de Auxiliar Administrativo no bairro da Cabanagem, em Belém. Os cursos são ministrados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). 

“O objetivo é levar aos moradores oportunidade de capacitação para o mercado de trabalho, propiciando, além da geração de renda, a possibilidade de continuidade no processo de formação técnica”, ressalta a coordenadora do projeto, Olga de Oliva. 

Oportunidade – A turma do curso de design de sobrancelhas é formada por 25 mulheres, que assistem às aulas da instrutora do Senac, Elem Marçal, na Escola Estadual de Ensino Fundamental Francisco Paulo Mendes, de 9h às 13h, até o dia 27 de agosto. 

A assessora técnica do Senac, a pedagoga Milena Chaves, explicou às alunas as formalidades do curso, as condições para que recebam o certificado e adiantou orientações às futuras profissionais. Representante da Sectet, Rubens Sanches destacou a importância de aproveitar a oportunidade oferecida pelo governo do Estado, por meio da secretaria e do Senac, e se colocou à disposição para tirar dúvidas. 

O diretor da Escola Paulo Mendes, Alberto Cabeça, onde o curso ocorre, enfatizou que o mercado da estética é o setor da economia que tem grande crescimento e estar preparado para empreender nessa área é fundamental. “É uma alternativa de formação como forma de transformação da sociedade”, frisou o diretor. 

Formação Continuada – O projeto desenvolvido pela Sectet nos bairros atendidos pelo TerPaz possibilita que os moradores, a partir de um curso inicial, deem continuidade à formação técnica em determinado segmento profissional, através do itinerário formativo. “Por exemplo, depois de aprender o design de sobrancelhas, as alunas podem fazer outros cursos na área da estética, tendo a possibilidade de requerer uma certificação técnica assim que atingirem uma determinada carga horária”, explica Olga de Oliva. 

Os treinamentos levados pela Sectet a cada bairro são definidos a partir de uma análise sócio-econômica. Com isso, são ofertados cursos que atendam às especificidades locais, levando em consideração a formação: pessoas com nível de educação fundamental (com carga horária de até 80h) e ensino médio (acima de 80h). Olga de Oliva informa que, após o design de sobrancelhas, serão ofertados no Icuí mais dois cursos até o fim do ano: decoração de festas com balões e gerência de vendas. 

TerPaz – O programa Territórios pela Paz foi criado pelo governador Helder Barbalho no dia 10 de junho. Com o investimento em políticas públicas, como habitação, educação, saúde, esporte, cultura, lazer, entre outras, o Estado busca garantir uma vida digna às pessoas, possibilitando o desenvolvimento humano. Além disso, visa estabelecer novos parâmetros de atuação policial com vistas à redução da violência armada, especialmente da violência letal e a regulação pacífica dos conflitos nas áreas atendidas. 

O programa é um amplo esforço do governo para a diminuição da vulnerabilidade social e o enfrentamento das dinâmicas da violência, a partir da articulação de ações de segurança pública e de cidadania em sete bairros da Grande Belém: Guamá, Jurunas, Terra Firme, Bengui e Cabanagem (Belém), Icuí (Ananindeua) e Nova União (Marituba). As ações estão sendo implementadas gradativamente, tendo iniciadas pelo bairro da Cabanagem, em julho. O próximo bairro a receber as atividades da Sectet será Nova União, em Marituba.