Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CRESCIMENTO

Chocolates e flores fortalecem fluxo de turismo no Pará

Por Israel Pegado (SETUR)
22/08/2019 17h28

Nos principais destinos turísticos de todo o mundo, as iguarias da gastronomia local estão sempre presentes despertando o interessante dos visitantes. No Estado do Pará, a gastronomia tem sido utilizada como parte de uma estratégia de promoção, um atrativo para distinguir a cultura paraense e o turismo do Estado dos demais mercados. E nos últimos anos, o chocolate oriundo do cacau amazônico tem se destacado como um dos atrativos do turismo paraense.

No embalo econômico de produtores do setor, o Governo do Estado do Pará em parceria com a marca Chocolat Festival, lança, na noite desta quinta-feira (22), às 19h, no Espaço São José Liberto, Chocolat Amazônia 2019 - VI Festival Internacional do Cacau e Chocolate e também mais uma edição do Flor Pará.

Uma pesquisa do Ibope, de 2016, apontou que 75% dos brasileiros consomem o produto e que 61% dessas pessoas compram chocolate pelo prazer e satisfação que ele proporciona. Números que explicam o crescimento das vendas no país. No Brasil, alguns destinos já atraem chocólatras dispostos a conhecer (e experimentar) a produção de chocolate de lugares, como por exemplo, a Ilha do Combu (PA), Ilhéus (BA), Vila Velha (ES), Campos do Jordão e Caçapava (SP), e Gramado e Canela (RS).

“O Festival do Chocolat e o Flor Pará são eventos geradores de fluxo turístico que atraem pessoas de diferentes lugares do Brasil e do mundo para Belém para realização de negócios com os produtores estaduais. Além do fluxo direto de pessoas eles ajudam a divulgar internacionalmente o destino, tornando-o mais conhecido e oportunizando às pessoas do ramo que conheçam o nosso Estado, voltem em uma outra oportunidade ou recomendem aos seus familiares e amigos que também venham conhecer o Pará”, afirma o secretário estadual de Turismo, André Dias. “É importante convencer os turistas de negócios para estenderem as suas estadias para além das datas do evento, para conhecer melhor Belém e as cidades de seu entorno”, conclui.

A indústria do chocolate fatura mundialmente uma quantia de aproximadamente US$ 60 bilhões por ano. O Brasil é o quarto maior produtor de chocolate do planeta e está sempre na lista dos dez maiores consumidores. Nos últimos 10 anos, o consumo de chocolate no Brasil cresceu, em média, 11% ao ano.

O Brasil é um líder na cacauicultura. Os principais estados produtores da commoditie são Bahia, Pará, Roraima, Espírito Santos e Amazonas. A qualidade do cacau produzido no país é comparada hoje à dos melhores do mundo. Esse desenvolvimento se deve a novas variedades produtivas e resistentes, inovações tecnológicas em sistemas de produção e o desenvolvimento de técnicas pós-colheita instituídos em território nacional.