Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ATENDIMENTOS

Ações de políticas públicas do TerPaz chegam à Marituba

Por Marta Brasil (SEAC)
22/08/2019 17h30

Diversas ações de políticas públicas chegaram hoje ao Território Nova União/São Francisco, em Marituba, que integra o programa TerPaz, do governo do Estado. As ações começaram pela escola Dom Calábria, administrada pelo Instituto Pobres Servos da Divina Providência em convênios com o Estado e o município. Marituba já integrou a lista das cem cidades mais violentas do Brasil, formulada pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, e apresenta alta vulnerabilidade social, além de elevado nível de organização social.

Na manhã desta quinta-feira, o eixo social do programa entrou com ações de saúde incluindo testes rápidos de Sífilis, HIV e Hepatite B e C, como também distribuição de kits de higiene bucal, escuta da comunidade, cadastro de empregos voltado para jovens, atendimento, orientação e pré-cadastro para a concessão de crédito à mulheres empreendedoras, palestras sobre empreendedorismo, orientações e inscrições para curso profissionalizante de atendente de farmácia, pré-cadastro para concessão de microcrédito, encaminhamentos para emissão de documentos, e ações de segurança e lazer levadas pelo Corpo de Bombeiros.

O TerPaz é o programa do governo do estado que preconiza a diminuição da vulnerabilidade social e o enfrentamento da violência, a partir de articulações de ações de segurança pública e cidadania em sete bairros da Região Metropolitana de Belém. São mais de 130 ações de inclusão social, desenvolvidas por mais de 30 áreas do governo, incluindo secretarias de estado, fundações e autarquias.

Com 125,4 mil habitantes, em 2018 Marituba integrou o ranking das cem cidades mais violentas do País, formulado pelo Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (Ipea) e pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública. A cidade aparece em 16º lugar com a taxa de 84,5 homicídios por cem mil habitantes. Foi neste contexto que o bairro Nova União/São Francisco, passou a integrar o programa Territórios pela Paz, ao lado de outros seis bairros da Grande Belém.

Segundo a diretora da escola Dom Calábria, Socorro Bandeira, a violência da área é em grande parte responsável pela evasão do turno da noite na escola, que oferece níveis fundamental e médio e tem 1.700 alunos matriculados. Ela disse que o projeto abre as portas para a escola receber a comunidade, coisa que antes não era possível pela falta de material humano. “Temos espaço, mas não tínhamos pessoal qualificado para desenvolver ações educativas com a comunidade. Com o TerPaz essa realidade já muda”, afirmou.

O secretário Ricardo Balestreri, titular da Secretaria de Estado de Articulação da Cidadania (Seac), que promove a gestão do projeto, agradeceu ao padre Sander Patalo, do Instituto Divina Providência e à diretora da escola pelo acolhimento. Ele fez uma saudação aos presentes e agradeceu a parceria da prefeitura de Marituba ao projeto. Disse que possivelmente até o ano que vem já estará construída a usina da Paz Marituba em área cedida pelo município.

A secretária de estado de Cultura, Úrsula Vidal, que participou da instalação das ações sociais em Nova União, disse que a Secult vem promovendo escutas nos territórios para identificar as aspirações da população em termos de cultura. O secretário Inocêncio Gasparim, do Trabalho e Renda, disse que é fundamental para o sucesso do projeto o protagonismo e o diálogo com a população. A presidente do ParaPaz, Ray, lançou o projeto Geração Digital, para tirar jovens e adolescentes do “analfabetismo digital”.

No projeto Meu Endereço, da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Sectet), houve 105 inscrições de interessados em regularizar documentação de imóveis e que serão atendidos nas próximas semanas.