Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
OPORTUNIDADE

“Flauta de Bambu” é lançado pela Imprensa Oficial

Por Ailson Braga (IOE)
25/08/2019 19h57

O estande da Imprensa Oficial do Estado do Pará (Ioepa) foi palco do lançamento da esperada obra do grande escritor Haroldo Maranhão, “Flauta de Bambu”. O lançamento ocorreu no início da noite deste domingo (25), durante a 23ª Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes e contou com a presença do presidente da Imprensa Oficial, Jorge Panzera; o coordenador da Editora da Ioepa, Rodrigo Moraes e o professor, escritor e pesquisador Paulo Maués, responsável pela revisão do livro de crônicas de Maranhão.

Jorge Panzera disse que a obra volta a circular entre os leitores do Pará, apresentando a linha de autores paraenses fora do catálogo e o lançamento oficial da editora da Imprensa Oficial. A escolha da obra para apresentar a editora foi estratégica e definida entre a Ioepa e o jornalista e crítico literário, Elias Pinto Ribeiro, convidado para fazer a reedição do livro. “Este será o papel da editora da Imprensa Oficial a partir desta Feira do Livro, de reeditar esses autores que fazem parte da história da literatura paraense. Queremos reapresentá-los à sociedade paraense, porque você não encontra muitas obras desses escritores nas livrarias”, observou Panzera.

O presidente da Ioepa informou, ainda, que a editora se tornou realidade a partir desta 23ª Feira do Livro, com a assinatura do decreto do governador Helder Barbalho, ocorrida no sábado (24) que institui a Política Pública de Edições e Publicações de Livros, Revistas, Cartilhas, Jornais e E-books do Estado do Pará, marcando o lançamento oficial da editora com as quatro linhas editoriais e o edital de incentivo à literatura paraense.

Paulo Maués destacou que o convite da Ioepa para fazer a revisão lhe deu muito prazer, por poder tomar contato com uma obra rara de Haroldo Maranhão e que exigiu muita pesquisa por parte dele. “O trabalho foi uma parceria entre o jornalista Elias Pinto, a Ioepa e o meu trabalho como revisor. A publicação deste trabalho é o prenúncio de outras publicações; um conjunto que constitui uma obra significativa de extrema importância para a literatura do Pará”, disse Paulo Maués.

Grande prosador - Considerado um dos grandes prosadores da região Amazônica, o jornalista, escritor e advogado, Haroldo Maranhão, nasceu em 7 de agosto de 1927, em Belém, filho do jornalista João Maranhão e de Carmen Lima Maranhão. Aos 13 anos já atuava como repórter policial do jornal A Folha do Norte. Publicou mais de 40 obras, entre romances, contos, diário, novelas, infanto-juvenis, correspondência, antologia, infantis e alguns contos figurantes em antologias.

Haroldo Maranhão faleceu aos 76 anos, em julho de 2004, na cidade de Petrópolis, no Rio de Janeiro, onde morava, e deixou como obras inéditas o romance para jovens “Guerrilheiros de Vento” (151 págs.), “As Carnes Quebradas - Tragicomédia Brasileira em 13 Cenas”, que ganhou em 1986 o Prêmio Nelson Rodrigues, no XV Concurso Nacional de Dramaturgia do Instituto Nacional de Artes Cênicas – Inacen (68 págs.) e o livro de contos “A Mais Formosa Que Deus” (100 págs.).

Também não foram publicados o infantil de sete páginas “O Menino Que Comia Letras”, o romance “Sua Excelência”, de 511 páginas, “Suíte Policial”, com 81 páginas, o livro de contos “A Respiração das Palavras, com 88 páginas e “O Rei de Papel – Diário de um Escritor”, com 142 páginas.

Serviço: A obra “Flauta de Bambu”, de Haroldo Maranhão,esta à venda no estande da Imprensa Oficial do Estado do Pará,na 23ª Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes, no Hangar Convenções e Feiras da Amazônia, em Belém.