Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ATÉ O DIA 30

Hemopa e prefeitura de Castanhal promovem semana da doação de sangue

Por Vera Rojas (HEMOPA)
26/08/2019 15h32

Meta é alcançar 200 coletas até o próximo dia 30 de agostoTeve início, nesta segunda-feira (26), a Semana Municipal da Doação de Sangue e Cadastro de Medula Óssea, na cidade de Castanhal. A ação ocorre em parceria com o Hemocentro Regional, que atingiu a meta de 40 comparecimentos de doadores, já neste primeiro dia. A meta é de 200 coletas até o dia 30, quando encerra a campanha, que é realizada anualmente na última semana de agosto.

A Semana da Doação foi criada pela Lei Municipal N° 026 de 2015, com o intuito de estimular o ato solidário na população local e de municípios da região.

A mobilização envolve a comunidade, mas, sobretudo, servidores municipais. O coordenador do Hemopa Castanhal, Daniel Andion, agradece a parceria e o comprometimento de mais de 20 órgãos que encaminharão seus trabalhadores para participar da campanha. A ação vai abastecer o estoque técnico de sangue, para atender satisfatoriamente a demanda transfusional de 48 municípios da região.

“Nosso muito obrigado pelo apoio e pela parceria em favor da vida, por meio do estímulo a doação de sangue e cadastro de medula óssea em nosso município e região”, disse o gestor, que aposta na superação da meta da campanha.

O prefeito de Castanhal, Pedro Coêlho, aproveitou a oportunidade e não apenas abriu oficialmente a campanha, como também deu exemplo de generosidade e doou sangue pela primeira vez.

“É muito importante para aumentar o número de doações e, assim, preservar a vida. Nossa gestão dá todo apoio ao Hemopa ao incentivar a coleta de sangue entre o funcionalismo municipal. Eu doei para salvar vidas também. Então, peço à população que colabore com a campanha, não apenas nesta semana, como o ano todo”, ressaltou o gestor.

Prefeito de Castanhal durante doação voluntáriaDoação – O sangue é essencial para os atendimentos de urgência, realização de cirurgias de grande porte e tratamento de pessoas com doenças crônicas, além de doenças oncológicas variadas que, frequentemente, necessitam de transfusão. Apenas uma doação pode beneficiar até quatro pessoas.

Para doar sangue, é preciso ter entre 16 e 69 anos (menores devem estar acompanhados do responsável legal), ter mais de 50 kg, estar bem de saúde e portar documento de identificação oficial, original e com foto.

Serviço: O Hemocentro de Castanhal fica Travessa Floriano Peixoto, Alameda Rita de Cássia, Conjunto Maria Alice, casas B-2 e B-3. CEP: 68740-200. Telefone: (91) 3412-4400.