Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ESPORTE

Paratleta treina no Mangueirão para ser hexacampeão na Corrida do Círio

Por Paula Portilho (EMATER)
28/08/2019 14h27

A rotina do paratleta Rildo Saldanha, um dos maiores nomes do atletismo de pessoas com deficiência nos cenários estadual e nacional, tem se intensificado nos últimos tempos. O motivo: ele quer conquistar o hexacampeonato na categoria cadeira de rodas, na Corrida do Círio, que será realizada dia 20 de outubro, em Belém, e brigar pelo ponto mais alto do pódio. O campeão em cinco edições da prova treina durante a semana no Estádio Olímpico do Pará/EOP, o Mangueirão.

“Pela importância que a Corrida do Círio representa no Pará, no meio esportivo, estou treinando de segunda à sexta-feira, na pista de atletismo, focado para, se Deus quiser, conseguir esse hexacampeonato”, afirma Rildo, que também é atleta de basquete em cadeira de roda de sua equipe, a All Star Rodas, referência no Brasil.

O paratleta descobriu o universo dos esportes aos 15 anos, indo com a família a um evento. Apesar de no início não ter se entusiasmado, foi pelo incentivo dos parentes que acabou gostando da modalidade e, por meio do esporte, ganhou mais independência. Hoje, além dos treinos e das competições, Rildo divide o tempo com os estudos no curso de Administração e com os cuidados com os dois filhos pequenos.

“Minha primeira vitória importante foi na Corrida do Sal, em 2007. Desde 2014, estou treinando no Mangueirão e acumulando várias conquistas”, disse Rildo que, em setembro, estará competindo no Campeonato Brasileiro de Basquete em Cadeira de Rodas, em São Paulo.

A Corridinha do Círio, competição destinada ao público infanto-juvenil, ocorrerá na pista de atletismo do Mangueirão na manhã do dia 26 de outubro.

A gestão do EOP/Mangueirão é de responsabilidade da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel). O estádio foi inaugurado em 1978 e depois reinaugurado em maio de 2002, quando foi incorporada a pista de atletismo.

Para Vitor Borges, secretário-adjunto da Seel, “é muito gratificante ver os resultados do treinamento destes atletas que utilizam o espaço do Mangueirão e mostram todo o potencial do esporte paraense”.