Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
INCENTIVO

Emater incentiva expansão de piscicultura em Abaetetuba

Por Aline Miranda (EMATER)
30/08/2019 14h11

O escritório local da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater) em Abaetetuba, nordeste do Pará, promove, até hoje(30), um curso de piscicultura para 20 agricultores que planejam diversificar as atividades, complementando renda e incrementando a nutrição das próprias famílias. Estudantes e profissionais da área de instituições afins também participam, para iniciação científica e reciclagem, respectivamente.  

 Com foco no contexto da agricultura familiar e na tecnologia de tanque escavado, a iniciativa tem o apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Prefeitura, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e Agência de Defesa Agropecuária do Pará (Adepará).

As aulas teóricas estão sendo ministradas na sede do Sebrae e as práticas, no Sítio Jerusalém, do piscicultor Márcio da Paz, que mantém sete tanques escavados com cerca de sete mil tilápias e tambaquis, sob um sistema de drenagem do rio Arienga. A despesca é comercializada, de forma escalonada, na feira da agricultura familiar promovida pela Emater, às sextas e aos sábados.

De acordo com o chefe do escritório local da Emater, em Abaetetuba, o técnico em agropecuária Janair Campêlo, a piscicultura no município está em fase de expansão: “A Emater vem investindo em capacitação. Criar peixe não só é possibilidade de mais renda; é alimento saudável e tradição amazônica na mesa do agricultor e da população”, diz.