Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
OPORTUNIDADE

Cursos do TerPaz qualificam moradores de Marituba para o mercado de trabalho

Por Jeniffer Galvão (SECTET)
02/09/2019 16h13

“O mercado de trabalho precisa de profissionais habilitados e vocês estão tendo a oportunidade de estar preparados para uma área que está em plena expansão”, disse Karoline Cordeiro, representante da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica (Sectet), nesta segunda-feira (2), ao dar as boas-vindas aos 25 alunos do curso de qualificação profissional “Atendente de Farmácia”, ofertado pelo Programa Territórios Pela Paz (TerPaz), em Marituba, Região Metropolitana de Belém.

Os cursos ofertados pela Sectet dentro do TerPaz são ministrados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), contratado para fazer a profissionalização de jovens e adultos em áreas com altos índices de vulnerabilidade social. A assessora técnica do Senac, Milena Chaves, explicou aos alunos as formalidades do curso, duração e condições para a certificação. Ela informou que eles terão um processo formativo diário, bastante intenso e dinâmico, em que aprenderão a trabalhar em equipe e ter inteligência emocional para lidar com dificuldades. O curso tem carga horária de 160 horas. As aulas terão início na próxima segunda-feira (9) e vão até 6 de dezembro, na escola Municipal Dom Calábria, localizada no território Nova União/São Francisco.

Incentivando a turma a se dedicar ao curso, Edinaldo Soares, representante da comunidade no TerPaz, lembrou que as grandes redes de farmácia estão se instalando no município e contratando pessoas de outros locais. “Com o curso, vamos ter aqui mesmo pessoas profissionalmente capacitadas para assumir esses espaços. Valorizem. Vamos construir juntos esse caminho de paz que o governo está nos oferecendo”, estimulou Edinaldo.

Além de Karoline Cordeiro, gerente da Coordenação de Formação Inicial e Continuada (CFIC), a equipe da Sectet que recepcionou os alunos foi formada por Rubens Sanches e Ivia Camila Oliveira, também da CFIC. Encerrando a apresentação do curso para os participantes, Karoline agradeceu a presença de todos e desejou sucesso em nome do secretário Carlos Maneschy e do governador do estado, Helder Barbalho. “Quero ver os rostos de todos vocês aqui no final do curso, recebendo seus certificados e prontos para entrar no mercado de trabalho”, finalizou Karoline.