Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CIDADANIA

Ação Cidadania em Marabá vai emitir 4 mil carteiras de identidade

Por Elizabete Ribeiro (CRG)
02/09/2019 17h06

A população está sendo atendida no Carajás Centro de ConvençõesOs primeiros 400 atendimentos, de um total de 4 mil carteiras de identidade que serão disponibilizados à comunidade de Marabá, foram realizados na manhã desta segunda-feira (02). Esta é uma ação do Governo do Estado, por solicitação da Secretaria Regional de Governo do Sul e Sudeste, realizada em parceria com a Polícia Civil do Estado. A ação terá duração de 10 dias e visa que a demanda reprimida de gestões passadas por RG's seja definitivamente resolvida. Os atendimentos estão acontecendo no pavilhão de feiras e eventos do Carajás Centro de Convenções.

De acordo com o Secretário Regional de Governo, João Chamon Neto, mesmo com uma ação realizada em Marabá, em abril deste ano, durante o Governo Por Todo Pará, ainda havia uma procura muito elevada pela emissão do documento, por isso, foi realizada essa articulação junto ao gabinete do delegado geral, Alberto Teixeira, que determinou a emissão das 4 mil unidades do documento, de forma gratuita aos cidadãos.

Outras ações e serviços estão sendo oferecidos gratuitamenteNeste primeiro dia de ação, o atendimento fluiu de forma tranquila e todos os populares que receberam a senha foram atendidos. Além da emissão de RG, de hoje até quarta-feira (04) a comunidade que vem em busca do seu documento também está sendo atendida com diversos serviços socioassistenciais, totalmente gratuitos, mobilizados através da Coordenação das Ações de Polícia Comunitária da Polícia Civil do Pará. A responsável é a delegada Claudilene Maia, que fez a avaliação do primeiro dia.

“A Polícia Civil do Estado do Pará, visando aproximar as forças de segurança pública da comunidade, está realizando esta Ação Cidadania voltada para a população que veio em busca do seu documento de identidade. Neste primeiro dia de ação, com serviço otimizado da equipe de identificação, realizamos os 400 primeiros atendimentos, e em paralelo foram realizados 675 atendimentos diversos, entre orientação jurídica, atendimentos pela Delegacia da Mulher, testes rápidos de saúde e embelezamento feminino. Nossa expectativa é que nos próximos dois dias esse número seja superado, dando a todos a oportunidade de serem beneficiados”.

As senhas para o atendimento diário de emissão de RG's são entregues a partir das 7h30 da manhã, na entrada do Carajás Centro de Convenções. É necessário ter em mãos a certidão de nascimento ou casamento original, duas fotos 3x4 e um comprovante de endereço. Já os demais atendimentos socioassistenciais estão à disposição da comunidade das 8h às 14h.

Confira a lista dos serviços e dos parceiros na ação:

Defensoria Pública: Orientação Jurídica e Assistência Jurídica gratuita e o Balcão de Cidadania (Certidão de Nascimento e Casamento);

Ordem dos Advogados do Pará - Subseção Marabá: Assistência Jurídica Gratuita;

Limpeza de Pele e maquiagem;

Centro de Testagem e Aconselhamento: Orientações de saúde; testes rápidos de saúde; informativos e distribuição de preservativos;

Serviços de barbearia

Mulheres Margaridas: Designer de sobrancelha e palestras informativas

Faculdade Carajás: Glicemia e Aferição de Pressão Arterial

Instituto Embeleze: Corte de cabelo masculino e feminino

Fórum Permanente de Mulheres: Palestras e orientações