Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
7 DE SETEMBRO

Semana da Pátria na rede estadual terá 'paz' como tema principal

Por Leidemar Oliveira (DETRAN)
03/09/2019 10h20

O tema deste ano é "Uma vivência de paz" e pretende combater a violência no ambiente escolarA Semana da Pátria na rede estadual de ensino inclui, este ano, uma programação extensa de atividades alusivas à data. Com o intuito de abranger todas as comunidades, o desfile se dará na forma de caminhadas nos próprios bairros de Belém. O tema deste ano é “Uma vivência de paz” e tem como intuito promover a paz e o combate à violência no ambiente escolar.

A abertura da Semana da Pátria ocorreu, oficialmente, no domingo (1º), com a I Corrida da Semana da Paz e condução da Tocha da Paz. Mais de 20 escolas localizadas nos sete Territórios de Paz foram às ruas levar uma mensagem de solidariedade e cidadania.

As caminhadas estão sendo realizadas por cada Unidade Seduc na Escola (USE) e Unidade Regional de Educação (URE). Em algumas escolas, a programação também terá outras atividades, todas alinhadas ao tema central do projeto, como gincanas e jogos sobre respeito, cidadania, paz e combate à violência. Cada unidade de ensino planeja e organiza a sua própria agenda, que se estenderá até o dia 7 de setembro.

As atividades vão ser realizadas em mais de 100 escolas e devem contar com a participação de cerca de 100 mil alunos dos ensinos fundamental e médio. De acordo com a secretária adjunta de Ensino da Seduc, Ana Paula Renato, o objetivo é fazer com que o tema seja levado da forma mais ampla possível, passando a mensagem de que o patriotismo é possível, também, quando se convive em um ambiente de harmonia.

“É um tempo que deve inspirar o compromisso civilizatório de todos em buscar uma sociedade de amor e de fraternidade, e a educação, neste 7 de Setembro, quer dizer a todos que as nossas escolas querem um ambiente sem violência”, afirma.