Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EM BELÉM

Desfile de 7 de Setembro leva mais de 10 mil pessoas à Avenida Presidente Vargas

Por Natália Mello (SECOM)
07/09/2019 12h04

População paraense comparece em grande número ao desfile cívico militar em BelémMais de 4,5 mil pessoas, entre homens e mulheres, de tropas federais, estaduais, municipais e de grupamentos não institucionais, desfilaram pela Avenida Presidente Vargas, neste sábado (7), em Belém, pelo Dia da Independência do Brasil. Organizado pelo Governo do Estado, a ação cívico-militar, que marca os 197 anos da Independência do Brasil, iniciou às 9h e contou, com o apoio da Força Aérea Brasileira (FAB), a terceira instituição a desfilar. Nas ruas, mais de 10 mil pessoas estiveram no local prestigindo o ato. Entre participantes e espectadores, 14 mil pessoas estiveram na manhã deste sábado na Presidente Vargas. 

Veja todos os registros fotográficos do desfile deste sábado

A abertura do desfile foi realizada pelo pelotão de 30 alunos de escolas estaduais e 20 atletas do Núcleo de Esporte e Lazer (NEL) da modalidade de ginástica rítmica e por atletas paralímpicos e olímpicos da Secretaria de Estado de Educação (Seduc). O grupo fez a entrega da Tocha da Paz ao general Paulo Sérgio Nogueira, do Comando Militar do Norte. O instrumento simbólico representa o esforço coletivo para alimentar e intensificar a nacionalidade; o repúdio às drogas, à discriminação e a todo tipo de violência. 

Leia também: Tocha da Paz percorre ruas de Belém e abre programação da Semana da Pátria

Durante a semana, a Tocha passou por diversos municípios do interior do Estado, finalizando sua passagem pelo Pará. Belém sediou a corrida da Tocha da Paz no último dia domingo (1º) com a participação de militares e mais de 300 alunos de escolas estaduais sediadas nos 7 Territórios de Paz.

Tropa da Polícia Militar do Pará foi uma das instituições presentesPara o brigadeiro do Ar, comandante da Ala 9 da Base Aérea de Belém, Ricardo Campos, participar do Desfile de 7 de setembro é uma oportunidade única para defender tudo o que importa para a pátria. “É uma das nossas maiores satisfações, é um momento muito bonito, de integração, inclusive. Tivemos uma banda mista, que representa isso, essa união entre as Forças Armadas do país, as secretarias de Estado, além do Grupamento Misto do Exército, Marinha e Aeronáutica, representando o Ministério da Defesa e os grupamentos femininos”, destacou.

O governador Helder Barbalho lembrou de quando desfilou no Dia da Pátria, ainda como estudante. “Há 26 anos eu desfilei pela escola Tenente Rego Barros, então ver meu filho desfilando pelo Colégio Militar de Belém é uma emoção muito particular. Mas, acima de tudo, é muito gratificante ver a população paraense valorizando esse dia, o amor ao nosso país”, ressaltou.

O governador do Pará, Helder Barbalho, acompanhou o desfile ao lado da primeira dama e demais autoridades estaduaisPara o chefe do Executivo estadual, é também uma oportunidade de demonstração clara da união do Brasil pela Amazônia. “É quando vemos a cumplicidade de todos em buscar construir um futuro melhor para a nossa região. Olhando pelos brasileiros que moram aqui e construindo cada vez mais uma responsabilidade sustentável para que possamos proporcionar um futuro melhor para os amazônidas. A causa da floresta deve unir todos os brasileiros. A sociedade deve entender que a floresta amazônica é fundamental para a vida de todos”, finalizou.

Público participante - Mais de 10 mil civis foram à avenida Presidente Vargas prestigiar o desfile deste sábado. O professor da rede estadual Jordano Coutinho, passou um tempo sem vir ao desfile por motivos de saúde, mas sempre que pode participa com a família. Militar da reserva da FAB, ele conta que é emocionante participar como expectador. “A gente lembra dos bons tempos, né? E independente de partido, esse é um momento de apreciarmos os valores nacionais, os valores da pátria do Brasil”, afirmou.

Número de mulheres nas tropas militares é cada vez maiorO pequeno Arthur, de 6 anos, participou do desfile pela primeira vez. O pai, o autônomo Rosivaldo Correa, acredita que o evento é importante na formação do filho e dos brasileiros. “Acho que é um momento nosso com a pátria. Temos que ser patriotas. É bom que, desde pequenas, as crianças possam participar desses momentos e se engajar mais nas causas do país, até para dar valor ao que é nosso”, concluiu.

Confira as Instituições presentes no desfile deste sábado, 7 de setembro:
• Banda do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA);
• Ex-Combatentes da Força Expedicionária Brasileira (FEB);
• Grande Loja Maçônica do Estado do Pará (GLEPA);
• União dos Escoteiros do Brasil (UEB);
• Federação de Bandeirantes do Brasil;
• Assembleia de Deus;
• Projeto Escola da Vida (Bombeiros);
• Cruz Vermelha do Pará;
• Tropa Mista (MB, EB e FAB);
• Estado-Maior Conjunto (EMC);
• Marinha do Brasil (MB);
• Exército Brasileiro (EB);
• Força Aérea Brasileira (FAB);
• Polícia Militar do Estado do Pará (PMPA);
• Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Pará (CBPA);
• Guarda Municipal de Belém (GMB);
• Centro de Perícias Científicas Renato Chaves (CPCRC);
• Polícia Rodoviária Federal (PRF);
• Polícia Civil (PCPA);
• Departamento de Trânsito do Estado do Pará (DETRAN-PA);
• Guarda Municipal de Belém (GMB) – desfile de viaturas;
• Associação Automóveis Antigos do Pará (ASAAP);
• Motoclube Bodes do Asfalto;
• Motoclube Feras do Asfalto;
• Cavalaria da Polícia Militar do Estado do Pará (CPMPA).

Autoridades - Entre as autoridades presentes estavam o desembargador do Tribunal de Justiça do Pará (TJPA), Milton Nobre; o presidente da Assembleia Legislativa do Pará (Alepa), Daniel Santos; o comandante geral da Polícia Militar, Dilson Júnior; o comandante geral do Corpo de Bombeiros, Hayman Souza; vice almirante Newton Costa Neto, comandante do 4º Distrito Naval; entre outros.

Autoridades do Estado estiveram presentes durante o desfileServiço - Para completar a programação das comemorações em alusão ao dia da Independência do Brasil, neste domingo (8), ocorrerá uma Ação Cívico-Social (ACISO) que envolverá as três Forças Armadas, o evento será no galpão de eventos da Estação das Docas. Na ocasião, profissionais de saúde da Marinha, do Exército e da Força Aérea estarão à disposição da população paraense. Haverá testes rápidos, posto de vacinação, orientações de saúde, aferições de pressão arterial, informações sobre formas de ingresso nas Forças Armadas, entre outros serviços. A entrada é franca.