Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
TROCA DE CONHECIMENTO

Judoca paraense vai participar de intercâmbio no Japão

Por Paula Portilho (EMATER)
11/09/2019 12h29

Com o objetivo de se capacitar na metodologia de judô aplicada no Japão, a Confederação Brasileira de Judô, a Embaixada do Japão no Brasil e o Instituto Kodokan do Brasil lançaram o Processo Seletivo de Discente para Intercâmbio Brasil x Japão, que selecionou 10 judocas, entre eles o paraense Alam do Reis Saraiva, que irá participar da capacitação que será realizada durante 30 dias naquele país. Para a viagem, Alam recebeu apoio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel).   

Alam do ReisProfessor do Instituto Federal do Pará e pós-doutor em Educação Física, Alam pratica o judô há 38 anos e se sente agradecido pela oportunidade de participar do intercâmbio. “Me sinto valorizado, reconhecido e feliz por estar indo em busca de conhecimento no país que é berço do judô, onde tudo iniciou. Minha expectativa é voltar mais qualificado e poder adequar e aplicar essa metodologia que é usada nas escolas públicas do Japão à nossa realidade através de diversas ações do Poder Público”, ressalta o judoca que segue nesta sexta-feira (13), para o Japão, onde o intercâmbio ocorrerá nas cidades de Tsukuba, Tóquio e Ryugasaki.

“É muito importante para a modalidade e para o nosso Estado, essa oportunidade do paraense Alam, professor faixa-preta, ir para o Japão obter e trazer um conhecimento que vai possibilitar muitos frutos para o nosso judô”, afirmou Erivelto Pastana, diretor técnico de Esporte e Lazer da Seel.

Em agosto, também com apoio da Seel, Alam participou do Campeonato Panamericano de Judô que foi realizado no Chile e competindo na categoria “Veterano”, sagrou-se vice-campeão no evento esportivo.