Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
'EU, DEPOIS DE TI'

Exposição no Aeroporto de Belém mostra o encanto da relação entre mães e bebês

Por Adrielle Sousa (HMIB)
11/09/2019 18h11

Entre chegadas e partidas, passageiros e outros frequentadores do Aeroporto Internacional de Belém terão a possibilidade de conferir a exposição fotográfica itinerante "Eu, depois de ti", montada pelo Hospital Materno-Infantil de Barcarena Dra. Anna Turan (HMIB), a partir das 15 h desta quinta-feira (12), no segundo andar, próximo ao saguão do aeroporto. A exposição, que ficará aberta até 29 de setembro, é fruto de parceria entre o HMIB e a Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária).

Pelo Aeroporto de Belém, que tem capacidade para receber 7,7 milhões de passageiros por ano, passam cerca de 100 voos diariamente. A exposição, com trabalhos do fotógrafo Otávio Henriques, resulta da parceria do profissional com o Hospital, e revela o convívio de mães com seus filhos, que nasceram no HMIB.

As fotografias também trazem informações sobre a cultura local e ressaltam a importância dos serviços de saúde na vida de diferentes famílias. Os momentos captados pelo fotógrafo abordam histórias de sobrevivência de bebês que nasceram no Materno-Infantil de Barcarena e, por meio de um atendimento humanizado, superaram vários desafios. O fotógrafo retratou o contato pós-parto entre mãe e bebê no ambiente familiar, após a alta hospitalar.

Durante a exposição, o visitante pode apreciar diferentes aspectos das personagens e suas histórias, em olhares, encontros, sorrisos, gestos e demonstrações de alegria.

Missão social - Para os funcionários do Hospital, que acompanharam as mães e bebês durante a internação na unidade, participando desse acolhimento, a exposição reforça a missão social do hospital. “Para nós é muito gratificante acompanhar cada grama de peso que o bebê ganha, cada mamada no seio materno, o toque pele a pele que mães e bebês trocam, criando um vínculo único de amor. Somos gratos em poder contemplar esse resultado na vida dessas famílias”, disse o coordenador de Enfermagem, Nataliel Miranda.

“Algumas reflexões nos fazem entender que uma prática assistencial centrada no cuidado do paciente é muito importante para o restabelecimento de sua saúde", ressaltou a diretora técnica Mary Lucy Melo. A exposição “Eu, depois de ti”, já foi montada no Espaço São José Liberto, em Belém, entre os dias 25 de julho e 4 de agosto.

Inaugurado no dia 21 de setembro de 2018, o Hospital Materno-Infantil de Barcarena Dra. Anna Turan está localizado na sede municipal de Barcarena, a 114 km de Belém. A unidade, referência para atendimentos de média e alta complexidade, pertence ao Governo do Estado do Pará. Seu público-alvo é formado por grávidas e recém-nascidos, abrangendo 11 municípios do Baixo Tocantins: Abaetetuba, Barcarena, Igarapé-Miri, Moju, Baião, Cametá, Limoeiro do Ajuru, Mocajuba, Acará, Ponta de Pedras e Oeiras do Pará.

Serviço: Exposição “Eu, depois de ti”. A partir das 15 h de 12 de setembro (quinta-feira), podendo ser visitada até 29 de setembro, no Aeroporto Internacional de Belém Júlio Cezar Ribeiro - Avenida Júlio Cezar, Val de Cans.