Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CÍRIO DE NAZARÉ

Sejudh será posto de urgência e emergência a romeiros

Por Claudiane Santiago (SEJU)
12/09/2019 16h31

A Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), pela primeira vez, vai abrir as portas da instituição para funcionar como posto de atendimento de urgência e emergência aos promesseiros nas duas principais romarias do Círio de Nazaré de 2019: a Trasladação no sábado e o Círio no domingo.

A ação é uma parceria com a entidade Amigos Voluntários do Pará (AVP), que vai disponibilizar 60 pessoas, entre técnicos de enfermagem, coordenadores de equipes e voluntários da Secretaria – localizada na rua 28 de Setembro, no bairro da Campina –, para fazer os procedimentos necessários no atendimento aos romeiros.  

Os servidores do órgão passarão por treinamentos de primeiros socorros e brigadas de incêndio nos dias 23 e 24 de setembro. Ministrados pelos profissionais da AVP, as atividades ocorrerão na sede da instituição, com objetivo de preparar os servidores voluntários para melhor atender nesta ação inédita, segundo enfatiza o titular da Sejudh, Rogério Barra.

“Pela primeira vez, a Secretaria abre as portas da sede para ser uma base aos devotos que precisarão de atendimento na trasladação e no círio. É a nossa forma de contribuir com a maior programação cultural e de fé do estado do Pará”, declarou o secretário.

Campanha de arrecadação – Outra contribuição da Sejudh na programação do Círio 2019 é a campanha “Uma corrente de fé pela Justiça e Direitos Humanos”, criada com o intuito de arrecadar alimentos e materiais de curativo para doação à Casa de Plácido, que é referência no acolhimento de promesseiros durante as romarias.

Qualquer pessoa pode contribuir deixando sua doação até o dia 4 de outubro, na sede ou anexos da Secretaria. “É fundamental esta arrecadação para contribuir com romeiros que vem, inclusive, de outros municípios em manifestação de fé, cumprindo suas promessas, o ato de solidariedade com o próximo” finalizou o secretário.

Alimentos sugeridos:

Feijão, açúcar, leite, café, óleo, enlatados e massa pra mingau.

Materiais para curativos sugeridos:

Esparadrapo, gaze, atadura e micropore.

Locais para entrega das doações:

Sejudh (sede) - Rua Vinte e Oito de Setembro, 339 – Campina

Cenpren – Conj. Cidade nova VIII, WE 30/33 – Ananindeua

Procon – Trav. Lomas Valentinas, 1150 - Pedreira