Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
FOTOGRAFIA

Mostra apresenta a relação familiar entre mães e bebês no Aeroporto de Belém

Por Adrielle Sousa (HMIB)
13/09/2019 10h51

O aeroporto Internacional de Belém recebeu, na tarde da quinta-feira (12), a 2ª edição da exposição itinerante “Eu, depois de ti”, organizada pelo Hospital Materno-Infantil de Barcarena Dra. Anna Turan (HMIB), em parceria com o fotógrafo profissional voluntário Otávio Henriques. A ação contou com o apoio cultural da Infraero.

A exposição se tornou itinerante como uma perspectiva de alcançar novos olhares por meio de 38 fotografias que visam ampliar a cultura local e ressaltar a importância dos serviços de saúde na vida de diferentes famílias. “É muito gratificante para a unidade evidenciarmos a trajetória dessas famílias após a passagem delas pelo HMIB. Essa exposição revela um modo de vida que, habitualmente, não acompanhamos dentro da unidade, mas que evidencia o nosso papel como profissionais da saúde”, relata Mary Lucy Mello, diretora técnica do Materno-Infantil.

As imagens, que abordam histórias únicas de mães e o convívio em família, após a altar hospitalar, foram escolhidas pelo fotógrafo e estão expostas no segundo andar, próximo a área de embarque internacional. A exposição ficará aberta ao público até o dia 29 de setembro.

"O interessante da ideia de tornar itinerante essa exposição é levar para um público, que talvez não tivesse a oportunidade de enxergar esse olhar e essas perspectivas se não houvesse esse espaço tão amplo. Diferentes culturas podem dar um olhar diferenciado quando estiverem por aqui, o que pode proporcionar uma identificação com o que temos para mostrar do nosso lugar e das experiências que tivemos ao visitar cada mãe e compartilhar histórias emocionantes de vida”, destaca o fotógrafo Henriques.

Fábio Rodrigues, Superintendente da Infraero, evidenciou a mostra cultural como um meio de criar vínculos entre passageiros e o Estado, além de ser uma forma de promoção do espaço, da saúde e da cultura local, que pode ser apreciada por meio de diferentes perspectivas. “O mundo passar por aqui, literalmente. São cerca de 10 mil passageiros por dia que chegam ou partem da cidade. É uma grande vitrine. E a exposição irá atrair a simpatia e um pertencimento e que temos histórias para mostrar. Mas também, um local que se pode vivenciar essas experiências de desfrutar de uma exposição fotográfica com histórias únicas”, finaliza.

A exposição ficará no Aeroporto Internacional de Val-de-Cans até o dia 29 de setembro, 24h por dia.

Sobre o Materno-Infantil de Barcarena

Inaugurado no dia 21 de setembro de 2018, o Hospital Materno-Infantil de Barcarena Dra. Anna Turan está localizado na cidade de Barcarena, no Pará, 114 km distante da capital Belém. A unidade, referência para atendimentos de média e alta complexidade, pertence ao Governo do Estado do Pará.

O público-alvo são mulheres gestantes e recém-nascidos. Sua abrangência inclui 11 municípios do Baixo Tocantins: Abaetetuba, Barcarena, Igarapé-Miri, Moju, Baião, Cametá, Limoeiro do Ajuru, Mocajuba, Acará, Ponta de Pedras e Oeiras do Pará.