Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
INGREDIENTE OBRIGATÓRIO

Oncológico Infantil usa açaí em aula de culinária para crianças em tratamento

Por Marcelo Leite HOIOL (HOIOL)
13/09/2019 11h44

Açaí foi servido como sorvete, acompanhado de biscoito cookie, produzidos pelo próprio hospitalIngrediente obrigatório e, por vezes, o principal nas refeições do paraense, o açaí foi a estrela do “Canto do Chef”, evento realizado pelo Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo, em Belém (PA), na quinta-feira (12), com o objetivo de estimular a alimentação das crianças e adolescentes internadas para tratamento contra o câncer na unidade.

Em um formato diferente do habitual, sem tigela, farinha ou peixe frito, o açaí foi servido para as crianças como um sorvete, acompanhado de um biscoito tipo cookie, produzido pelo atual embaixador gastronômico do Pará, Roberto Neves, com a supervisão da equipe do Serviço de Nutrição da Unidade.

A escolha do açaí e do biscoito para o cardápio do Canto do Chef acabou sendo um desafio para equipe do hospital, que apostou no resgate de memórias afetivas e culturais dos pacientes, como estratégia para a adesão ao tratamento. “O açaí faz parte do dia a dia dessas crianças, mas não da dieta hospitalar, em função das exigências de segurança na cadeia de produção. Proporcionar esse consumo em um formato diferente é uma inovação que resgata as boas lembranças que elas já tiveram com a alimentação”, explica a tecnóloga de Alimentos da unidade, Beatriz Garcia.

Juliane e a mãe Ediane, de Igarapé-Miri, aproveitaram a açãoA pequena Juliane ainda não completou 2 anos de idade, mas por influência da mãe e da cidade de origem, conhece bem o sabor do fruto típico do Pará. “Somos de Igarapé-Miri, a capital mundial do açaí. Não tinha como ela não tomar”, contou a mãe que aproveitou a ação tanto quanto a filha. “O açaí fazia parte de todas as minhas refeições. Eu estava sentindo muita falta, mas hoje deu pra matar um pouco a saudade”, complementou Ediane Teixeira.

Convidado especial para esta edição do projeto, Roberto Neves falou sobre a experiência de misturar a profissão com a solidariedade. “A gastronomia vai muito além da escolha dos ingredientes, temperos ou montagem de um prato. Tem dedicação, estudo e, no final, a alegria do cliente, que aqui estava no sorriso das crianças e no brilho dos olhos ao ver o açaí. Foi uma experiência fantástica para compartilhar um sentimento importante que é o amor ao próximo”.

Sobre o Oncológico Infantil
Referência para o diagnóstico e tratamento especializado do câncer infantojuvenil no Pará, o Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo é uma unidade do governo do Estado. Atualmente, cerca de 900 crianças e adolescentes de municípios do Pará e de estados vizinhos, como o Amapá, estão em tratamento. Em quase quatro anos, foram mais de 800 mil atendimentos registrados, entre eles 87.384 sessões de quimioterapia e 41.049 consultas, com um índice de aprovação atual de 98% dos usuários.