Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
REUNIÃO

Pará discute investimentos na Amazônia com embaixadas

Por Laíse Coelho (SECOM)
13/09/2019 15h05

Os países que financiam o Fundo Amazônia sinalizaram que continuarão o apoio ao projeto e que estão negociando com o governo federal a liberação dos recursos já garantidos.O governador do Pará, Helder Barbalho, esteve reunido na manhã desta sexta-feira (13), em Brasília, com os embaixadores da Noruega, Alemanha e Reino Unido. No encontro, o chefe do Executivo estadual reforçou a importância do apoio internacional para a preservação e o desenvolvimento sustentável da Amazônia. 

Durante a reunião, o governador falou da expectativa de retomada do Fundo Amazônia pelo governo federal. Porém, ponderou que o Estado não pode ficar exclusivamente dependente desses recursos e disse que espera o apoio dos países para os projetos e ações estaduais, como por exemplo, o fortalecimento da fiscalização e também das estruturas de combate aos incêndios.

"Reforçamos com as embaixadas desses países o desejo dos governos estaduais de parceria com aqueles que queiram ajudar o Brasil, respeitando a soberania nacional e apresentando as propostas e projetos que ajudem estes estados a saírem da crise do desmatamento, bem como combaterem os focos de queimada e também a construírem de um desenvolvimento sustentável”, analisou Helder Barbalho.

Em 30 dias haverá uma nova reunião com as três embaixadas, para que apresentem as respostas dos países às demandas expostas pelos estados no encontro.Ainda de acordo com o governador do Pará, foi acertado que o Fundo Amazônia será preservado, visto que tanto os chefes de Estado quanto os embaixadores acreditam que a iniciativa é fundamental para o desenvolvimento da região. “O Fundo continuará, mas isto não exclui a possibilidade de construir conjuntamente com os governadores da Amazônia uma alternativa paralela que pode ser tratada com cada estado da Amazônia Legal, como também por meio do Consórcio de Governadores”, informou o chefe do Executivo do Pará.

Os países que financiam o Fundo Amazônia sinalizaram que continuarão o apoio ao projeto e que estão negociando com o governo federal a liberação dos recursos já garantidos. "A ideia é fortalecer o Fundo Amazônia. Eles estão em conclusão de diálogo junto ao Ministério de Meio Ambiente para que seja anunciada, nos próximos dias, a retomada dos investimentos do projeto", concluiu Helder Barbalho.

Além disso, os representantes das embaixadas também garantiram que estão dispostos a colaborar diretamente com os governos estaduais, e avaliam a possibilidade da criação de um fundo para o Consórcio da Amazônia Legal, como instrumento de parceria internacional.

Em 30 dias haverá uma nova reunião com as três embaixadas, para que apresentem as respostas dos países às demandas expostas pelos estados no encontro. Entre as propostas apresentadas estão a necessidade de apoio para a regularização fundiária e o fortalecimento das estratégias de tecnologias, além do aprimoramento produtivo para que o aumento da produção não esteja vinculado ao desmatamento e, por fim, o Zoneamento Econômico Ecológico. 

O governador falou da expectativa de retomada do Fundo Amazônia pelo governo federal. França – Ainda nesta sexta, no período da tarde, o governador se reuniu com representantes da embaixada da França, na residência oficial da instituição. Na ocasião, foi ressaltado o interesse do governo francês em colaborar conjuntamente com os países que compõem o G7, que participam do Fundo Amazônia, e que essa parceria deve ser construída junto ao governo federal.

Segundo Helder Barbalho, é preciso que haja a participação efetiva do Itamaraty, para não gerar nenhum questionamento quanto à soberania do país. A contribuição da França seria de R$ 20 milhões, além de outras possibilidades de colaboração, tanto pelo governo francês quanto por empresas francesas que já sinalizam disponibilidade.