Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

Emater apoia projeto de horta orgânica em vila de Belém

Por Rodrigo Reis Emater (EMATER)
13/09/2019 18h00

A horta contribui com o aumento de áreas verdes, que ajudam a combater as ilhas de calor.Na manhã desta sexta-feira (13), o conjunto habitacional Bandeirante, que pertence a Prefeitura de Aeronáutica de Belém (Pabe), ganhou um pomar e uma horta totalmente orgânica. O projeto contou com o apoio técnico da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater) e tem a proposta de promover alimentação saudável para os moradores da vila militar.

Para o engenheiro agrônomo da Emater, Lucival Solin, uma horta, seja em escola, comunidade ou vila, proporciona uma série de benefícios. “Além de promover uma alimentação mais saudável, funciona também como terapia, lazer, ocupação; além de melhorar a autoestima e aproximar vizinhos”, comenta.

A Emater tem abrangência em todo o Estado, com atuação nos 144 municípios. Essa capilaridade ganha cada vez mais importância na sociedade, com a busca cada vez mais evidente de serviços de assistência técnica e extensão rural. Sobre a questão de horta e consumo responsável, o supervisor regional das Ilhas, Ricardo Barata, comenta que a empresa está sendo mais demandada pela sociedade por conta do processo de conscientização de consumir alimentos mais saudáveis, atrelado, também, à questão da sustentabilidade.

“Com a proposta em ação, espero que outras forças armadas também se interessem em ter sua própria horta, até porque horta e pomar, juntos, ajudam a mostrar para a comunidade a importância de produzir o seu próprio alimento, levando em consideração os princípios agroecológicos e, acima de tudo, a sustentabilidade”, avaliou Ricardo.

A Emater está sendo cada vez mais demandada pela sociedade por conta do processo de conscientização de consumir alimentos mais saudáveis.O apoio dado pela Emater na implantação da horta na vila no conjunto Bandeirante foi reforçado pelo tenente coronel e prefeito do Pabe, Christiano Marçal. Para ele, “o trabalho só foi possível porque a Emater ajudou desde o começo, com orientação técnica devida”.

Ainda de acordo com Marçal, o projeto contou com o envolvimento de todos permissionários que fazem parte do conjunto. “Conversamos com os moradores e todos apoiaram, inclusive doando materiais reaproveitados para os canteiros. Tivemos trabalho voluntário também. Tudo isso levando em consideração o cunho econômico, ambiental e social”, concluiu.

Benefícios de horta:

- Proporciona sempre alimentos frescos, livres de agrotóxicos e com garantia da procedência.

- O cultivo estimula o conhecimento e acrescenta experiências práticas ao indivíduo.

- Envolve a comunidade e aproxima vizinhos.

- Ajuda na educação ambiental, estimulando a minimização na produção de resíduos, reciclagem e compostagem.

- Aumento de áreas verdes, que ajudam a combater as ilhas de calor.

- Aproximação de pessoas da natureza e resgate da importância da preservação para a manutenção da vida.