Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
JUBS 2019

Paraense conquista o bronze em prova de Atletismo no Ceará

Por Paula Portilho (EMATER)
16/09/2019 11h25

Eduardo Silva conquistou o terceiro lugar na prova de 1.500 metros O Pará garantiu lugar no pódio da prova de 1.500m com a conquista do terceiro lugar pelo corredor Eduardo Silva durante os Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) de atletismo 2019, realizado no último final de semana pela Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) e Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), em Fortaleza, Ceará. O atleta é contemplado no programa estadual Bolsa Talento, coordenado pela Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel).

A competição, ocorrida na Universidade de Fortaleza (UniFor), contou com 270 atletas de todo o país disputando corridas rasas, com obstáculos e com barreiras, marcha atlética, revezamentos, saltos, arremessos e lançamentos e combinadas (heptatlo/decatlo).

“Na prova que conquistei o bronze competiram 23 atletas de 20 estados e na prova de 3 mil metros com obstáculos, fiquei em 5° lugar. Esse evento foi muito importante porque o meu tempo de 3 minutos 58 segundos e 5 centésimos me credencia a assumir a liderança do ranking Norte-Nordeste na prova de 1.500m”.

Eduardo ostenta com orgulho a bandeira do Pará Eduardo foi descoberto em Tucuruí, no sudeste paraense, em 2010, através de testes realizados por uma equipe do estado de São Paulo com o objetivo de revelar novos talentos. Morou por dois anos em Bragança Paulista-SP para aprimorar suas técnicas. Em 2013 voltou para a capital paraense e passou a treinar no Estádio Olímpico do Pará/EOP, o Mangueirão, através do projeto de atletismo com a treinadora e ex-atleta Suzete Montalvão.

Para Adélio Mendes, diretor do EOP que é administrado pela Seel, “o Mangueirão é uma praça esportiva e não apenas um estádio de futebol e sua criação atende a necessidade de fomentar o esporte em diversos níveis e modalidades, o que se justifica por esses excelentes resultados”.

Eduardo agora se prepara para competir no Campeonato Estadual de Atletismo que acontece no Mangueirão no próximo sábado (21).

A pista de atletismo do Mangueirão foi incorporada ao estádio em 2002, com a reinauguração do espaço, e desde então se tornou palco dos treinos para realização de importantes conquistas da modalidade.