Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
MÚSICA

Concerto da OSTP estreia mundialmente a obra “Amazônia”

Por Úrsula Pereira (SECULT)
16/09/2019 12h06

Com foco em sons percussivos, a Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz (OSTP) apresenta, nesta terça-feira (17), às 20h, o Concerto Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz - 50 anos da Aliança Francesa de Belém, com estreia mundial da obra “Amazônia”, do compositor francês Pierre Thilloy, que participa da apresentação ao lado do também francês Frédéric Macarez na percussão.

Orquestra Sinfônica do Theatro da PazO evento é uma realização do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), Theatro da Paz, parceria com Academia Paraense de Música (APM) e apoio da Embaixada da França, Institut Français, Aliança Francesa de Belém, Imerys, Mercure Belém Boulevard – Accor, Instituto Estadual Carlos Gomes (IECG) e Fundação Amazônica de Música (FAM).

Sob a regência do maestro Miguel Campos Neto, a OSTP celebra os 50 anos da Aliança Francesa de Belém, que foi fundada em agosto de 1969 pelo literato e jornalista paraense Inocêncio Machado Coelho.

O compositor Pierre Thilloy é um artista que busca dialogar com as culturas de outros países e tem a Amazônia como um local de celebração da diversidade na música erudita. Com toques de carimbó e ritmos regionais, em 2016 ele escreveu uma obra para homenagear os 400 anos da capital paraense, intitulada "Saudade de Belém", apresentada pela OSTP.

O maestro Miguel Campos Neto destaca a participação do solista Frédéric Macarez, instrumentista especialista em tímpanos e fundador e diretor do Festival Internacional de Percussão em Paris "Perkumania", que dirigiu por 13 anos e diretor do concurso "PerKu en Herbe", para jovens músicos. A escolha de um percussionista para apresentar-se como solista em concertos da OSTP é rara, por isso ele acredita que este evento trará uma proposta estética diferenciada ao público. “É um concerto diferente pela conexão com a percussão, a nossa música paraense é altamente percussiva”, explica Campos Neto.

Para completar, no repertório estão incluídas peças icônicas de compositores franceses, como “Suíte L'arlesienne N. 2”, de Georges Bizet (França) e Bolero, de Maurice Ravel. Do russo Rodion Shchedrin será apresentada a “Suíte sobre temas da ópera Carmen, de Bizet”, com Frédéric Macarez e percussionistas da OSTP, em um momento de celebração deste naipe de instrumentistas.

Frédéric Macarez - é um dos músicos mais ativos de sua geração. Com suas diferentes atividades musicais e pedagógicas, ele é muito dedicado ao avanço da arte da percussão, à excelência da performance musical e ao estabelecimento de laços entre todos os atores da percussão. Foi o primeiro percussionista na Orquestra da Suíça Romanda (Genebra), onde permaneceu durante seis anos, e em seguida na Orquestra de Paris por mais sete anos, na qual ele foi o timpanista solista durante mais de 20 anos. Ele é diretor de estudos de percussão no Conservatório de Paris e professor de percussão no IESM, em Aix en Provence.  Além disso, Frédéric Macarez é o fundador e diretor do festival internacional de percussão em Paris "Perkumania", que dirigiu por 13 anos, e diretor do Concurso Internacional de Percussão do P.A.S e diretor do concurso "PerKu en Herbe", para jovens músicos.

Pierre Thilloy - compositor erudito contemporâneo Pierre Thilloy, francês, já tem uma história com Belém: em 2016 ele escreveu uma obra para homenagear os 400 anos da cidade, intitulada "Saudade de Belém", a partir de estreita colaboração com a Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz e seu regente titular, o maestro Miguel Campos Neto. Com toques de carimbó e ritmos regionais, a composição foi apresentada em 2016 e também em 2017, na capital paraense. Em sua carreira na França, Thilloy organiza desde 2014 o festival "Les 2 Mondes" e, desde 2018, o festival "Les Mystères de Caylus", tornando dessa forma possível, o encontro de culturas e de civilizações diferentes. Seus festivais projetam diversos tipos de composição, das mais antigas às mais contemporâneas.

Repertório

- Georges Bizet (França) - Suite L'arlesienne N. 2

- Pierre Thilloy (França) - "Amazônia Op. 237" - Concerto para tímpanos e orquestra - solo Frédéric Macarez

Intervalo

- Rodion Shchedrin (Rússia) - Suíte sobre temas da ópera Carmen, de Bizet  - com Frédéric Macarez e percussionistas da OSTP

- Maurice Ravel (França) - Bolero

Serviço: A Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz (OSTP) apresenta o Concerto Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz - 50 anos da Aliança Francesa de Belém, com participação especial dos franceses Frédéric Macarez e Pierre Thilloy, nesta terça-feira (17), às 20h. Os ingressos custam R$ 1 (+ 1 kg de alimento não perecível) e já estão disponíveis pelo site do Ticket Fácil - com taxa de conveniência do site a R$ 2 por ingresso. No dia do evento os ingressos também ficarão disponíveis na bilheteria do Theatro a partir de 18h30.