Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
240 COLETAS

Hemopa começa a semana com estoque de sangue renovado

Por Anna Cristina Campos (HEMOPA)
16/09/2019 13h54

O final de semana foi de solidariedade na sede da Fundação Hemopa, em Belém, que recebeu vários grupos de doadores voluntários. Eles contribuíram para deixar o estoque de sangue abastecido para atender plenamente a rede hospitalar do Estado. Mais de 240 coletas foram realizadas e vão ajudar a salvar quase mil pacientes.

No último sábado (14), um grupo de estudantes levou o projeto "Ação Social do Bem" para o Hemocentro da Batista Campos. Técnicos do setor de assistência social do Hemopa ministraram uma palestra sobre o ciclo do sangue e a importância de fomentar a doação voluntária. Logo em seguida, os estudantes se disponibilizaram a doar e foram coletadas 40 bolsas de sangue.

O final de semana foi de solidariedade na sede da Fundação Hemopa.“O nosso projeto mobiliza alunos para desenvolver atividades com cunho social, extraclasse. E escolhemos o Hemopa para que eles se familiarizem com as atividades do hemocentro, como forma de aprendizado pessoal e profissional”, destacou o professor Leônidas de Araújo Jr.

Quem também participou da ação foi a Guarda de Nazaré, que lotou a recepção de doadores e deixou o clima ainda mais festivo com músicas de louvor para receber a Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré. A assistente social do Hemopa, Lilian Bouth, da Gerência de Captação de Doadores (Gecad), descreveu o momento como emocionante. “Foi um sábado muito próspero, a Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré abrilhantou este dia de solidariedade”.

Após o momento de oração e bênçãos na sala de coleta, os guardas seguiram para a doação. Linevaldo Santos, 33, foi um dos voluntários. "Desde que eu comecei na guarda, comecei a enxergar a necessidade de olhar o próximo com mais carinho. Já tive gente na família que precisou de sangue e sei o quanto é importante doar", contou.

Também marcaram presença, no sábado, voluntários do grupo “Amor Solidário”, os atletas de corrida “Torcida Azulina” e os estudantes da gincana solidária do Colégio Tenente Rêgo Barros. No total, 211 pessoas compareceram e 168 bolsas de sangue foram coletadas na sede do Hemopa, na Batista Campos. Já no posto de coleta Castanheira, foram registrados 66 comparecimentos e 54 doações.

Campanha Externa - Ainda no sábado, o Hemopa também esteve em campanha externa no Instituto de Ensino de Segurança do Pará (Iesp), localizado em Marituba. Foram coletadas 25 bolsas de sangue e realizadas três cadastros para o Registro de Doadores de Medula Óssea (Redome).

“Essas parcerias são muito importantes para a missão do Hemopa que é de ajudar a salvar vidas. Só temos a agradecer a disponibilidade de cada grupo e das instituições que nos recebem com tanto carinho", destacou Lilian Bouth.

Na próxima quarta e quinta-feira (18 e 19), a unidade móvel do Hemopa vai estar em Icoaraci, na Rua Lopo de Castro, em frente a Estação Cidadania. O atendimento será das 8h às 14h.

Doação – Podem doar pessoas entre 16 e 69 anos (menores devem estar acompanhados do responsável legal), com mais de 50 kg, saudável e bem alimentado. Basta levar um documento de identificação oficial, original e com foto. Mais informações: 0800 280 8118/ 3110-6500.