Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EM BARCARENA

Arcon entrega carteiras de gratuidade para pessoas com deficiência

Por Cybele Puget (ARCON)
18/09/2019 15h43

Entregas das carteiras do novo modelo com QR-Code seguem até a quinta-feira (19) em BarcarenaA Agência de Regulação e Controle dos Serviços Públicos do Estado do Pará (Arcon-Pa) iniciou a entrega das carteiras da gratuidade para pessoas com deficiência no novo modelo com QR-Code. A ação, em Barcarena, acontece na Câmara Municipal de hoje (18) até esta quinta-feira (19), em horário comercial. Para receber a carteira será necessário que o usuário leve documento de identidade com foto e a carteira de gratuidade antiga (se possuir).

Denise Pimenta, Diretora de Controle Tarifário e Financeiro da Arcon participou do primeiro dia de entrega das novas carteiras com QR-Code  em Barcarena.  A expectativa é de que mais de 200 carteirinhas sejam entregues durante os dois dias de ação. “Estamos entregando as carteiras da gratuidade apenas para pessoas cadastradas nas Unidades de Saúde Especializadas (URE)/Sespa, no município de Barcarena, em uma ação que  conta com o apoio da Câmara Municipal da cidade, que cedeu o lugar para a entrega do benefício”, explica Denise.

Um dos beneficiados com a nova carteirinha é Leandro Machado, 42 anos, que possui deficiência motora. Ele aguardava há 9 meses pelo benefício que dá direto a gratuidade no transporte intermunicipal, e comemora agora com o documento em mãos. “Eu trabalho em Belém e preciso viajar diariamente para a capital, então a carteirinha vai facilitar o meu deslocamento, inclusive garantindo o meu sustento, estou muito feliz” comenta Leandro.  

Leandro mostra com alergia a nova carteira de gratuidadeA Arcon esclarece que as empresas operadoras de transporte intermunicipal devem designar 15% das vagas disponíveis no veículo para as gratuidades, o que inclui os idosos, pessoas com deficiência e os policiais.

É meta da Arcon substituir todas as carteiras antigas pelo modelo com código QR Code até o dia 06 de outubro deste ano, quando não serão mais aceitas as antigas carteiras brancas, conforme determina o Decreto 1935, de 2017 do Governo do Estado. “O principal objetivo do novo documento, além de garantir o direito à gratuidade para a pessoa com deficiência, é evitar a falsificação das carteirinhas”, reforça Denise Pimenta.