Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EM CURITIBA

Pará debate políticas públicas no combate às drogas

Por Claudiane Santiago (SEJU)
18/09/2019 18h34

O secretário de Justiça e Direitos Humanos do Pará, Rogério Barra, participou do Encontro Nacional do Colegiado de Presidentes dos Conselhos Estaduais de Políticas Públicas sobre Drogas, que reuniu representantes dos Conselhos de 15 estados, em Curitiba, para fortalecer as ações de enfrentamento às drogas em todo o país.

Temas como a reformulação do Conselho Nacional de Políticas sobre Drogas (Conad), a difusão de boas práticas por meio da troca de experiências bem-sucedidas, captação de recursos a partir de leilões de bens apreendidos nas operações contra o tráfico de drogas marcaram a programação do evento, que aconteceu na sede da Secretaria da Segurança Pública do Paraná, entre os dias 17 e meio-dia desta quarta-feira (18).

“Esse é um problema histórico e complexo que sem integração ele se torna muito maior. Então, a união entre os conselhos estaduais e o Conad é essencial para a aplicação medidas e políticas públicas exitosas no combate às drogas”, afirmou Rogério Barra, que esteve na condição de presidente do Conselho Estadual de Políticas do Pará (Coned).

Ainda no evento, o presidente do Coned Pará falou sobre as práticas desenvolvidas pelo Conselho no Estado, entre elas, o trabalho de prevenção realizado nas escolas públicas com o projeto “Reconstruindo Sonhos”, que usa educação, cultura, esporte e lazer no combate ao uso de drogas. Também mostrou as ações promovidas pela Coordenadoria de Prevenção, Tratamento e Redução de Danos do Consumo de Drogas (Cenpren), da Sejudh, que realiza capacitações para membros dos Conselhos Municipais do Pará integrantes da rede de políticas públicas no enfrentamento às drogas.

Encaminhamentos - Nos dois dias de programação, também, foram apresentados aplicativos, estratégias publicitárias, relacionamento próximo e suprapartidário com os Legislativos Estaduais, criações de Fundos financeiros, entre outras práticas que tem por objetivo fortalecer o trabalho e estrutura dos Conselhos Estaduais de Políticas Públicas sobre Drogas.

Participaram também das discussões, o secretário Nacional de Políticas sobre Drogas, Luís Roberto Beggiora, com o intuito de aproximar os conselhos estaduais do Conad e atualizar todos os representantes sobre as alterações recentes no texto das Políticas Nacionais de Combate às Drogas. Ao final do encontro, foi elaborada uma carta conjunta direcionada à população, evidenciando a atuação dos conselhos.

Para o presidente do Conselho Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas do Paraná, delegado Renato Figueiroa, a reunião foi um momento fundamental para a troca de experiência e atualização sobre a legislação ligada ao tema. “Trocamos experiências sobre boas práticas que podem ser adaptadas e reproduzidas em outros estados, além fortalecer os conselhos com legislações específicas que nos garantam uma autonomia financeira para o funcionamento destes”, disse o delegado.