Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SETEMBRO AMARELO

Profissionais do Hospital de Ipixuna orientam estudantes sobre prevenção ao suicídio

Por Vera Rojas (HEMOPA)
18/09/2019 21h56

Cerca de 240 alunos da Escola Estadual de Ensino Médio Irmã Agnes, em Ipixuna do Pará, na região nordeste, participaram da ação de educação em saúde da campanha nacional “Setembro Amarelo”, realizada por profissionais do Hospital Geral de Ipixuna do Pará (HGI), na terça e quarta-feira (17 e 18). O objetivo foi conscientizar professores e alunos sobre a importância de prevenir a depressão, uma das doenças que mais provocam suicídio no Brasil e em outros países. O evento foi organizado pelo Grupo de Trabalho de Humanização (GTH).

No primeiro dia, as atividades foram realizadas das 09 às 14 h, com palestra ministradas pela assistente social Rosalvina Souza e pelo maqueiro Gabriel Trindade. Nesta quarta-feira (18), a palestra foi proferida pelo enfermeiro da Central de Material de Esterilização, Dênis Vilhena, com apoio de Gabriel Trindade.

Durante os dois dias de trabalho na escola, os profissionais do HGI levaram informações aos estudantes sobre o tema, que foram alertados para um olhar mais atento ao próximo, ao colega na sala de aula e até a um familiar.

“Tentamos fazer com que eles compreendessem que não é apenas um profissional de saúde que pode identificar alguns sinais de pedido de ajuda, para evitar um eventual suicídio. Mas qualquer pessoa (família, amigos, vizinhos) que se propor a fazer a escuta, além do incentivo pela busca da ajuda profissional, ao perceber mudança de hábitos e comportamentos dessas pessoas”,ressaltou Rosalvina Souza.

Programação - O Grupo de Humanização tem uma agenda para o “Setembro Amarelo” até o final do mês. De acordo com a coordenadora do GTH, pedagoga Alcileia Medeiros, nesta quinta-feira (19) os profissionais do HGI retornarão à Escola Irmã Agnes, no período da noite, para tratar sobre o tema. Na sexta-feira (20), o HGI participará de evento junto com profissionais do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do município.

Segundo Alcileia Medeiros, as ações de educação em saúde estão programadas até o dia 30, envolvendo funcionários, usuários e acompanhantes, incluindo as ações programadas para a comemoração do aniversário de um ano do HGI, no período de 24 a 27/ de setembro.

De acordo com informações do site do “Setembro Amarelo”, nove em cada dez suicídios podem ser evitados. O dado, da Organização Mundial da Saúde (OMS), indica que a prevenção é fundamental para reverter essa situação, garantindo ajuda e atenção adequadas.

O Hospital Geral de Ipixuna, que também se juntou aos esforços de orientação da juventudeServiço: O Hospital Geral de Ipixuna (HGI) é uma unidade de saúde do Governo do Pará, que presta assistência de baixa e média complexidade a usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Fica na Rua Principal, s/n, bairro Centro, em Ipixuna do Pará. Mais informações pelo telefone (91) 3811-2631.