Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EM BELÉM

Governo do Pará apoia congresso nacional de gastronomia

Por Julie Rocha (IOE)
19/09/2019 14h24

O presidente da Imprensa Oficial do Estado, Jorge Panzera, participou da abertura do XXIV Congresso dos Restaurantes da Boa Lembrança e do Festival Ilhas e Sabores, realizado na noite desta quarta-feira (18), no hall do Theatro da Paz, em Belém. O evento contou com a participação de mais de 90 chefs de cozinha de outros estados brasileiros, além de autoridades locais e nacionais.

A Imprensa Oficial é uma das instituições locais que apoiam o evento, assim como ficará responsável pela publicação de um livro de receitas da Associação dos Restaurantes da Boa Lembrança (ARBL), que deve ser lançado ainda neste ano.

“É uma satisfação para nós apoiar um evento que engrandece a nossa gastronomia, afinal temos a melhor culinária de todo o Brasil. Então, além de juntar um conjunto de chefes de cozinha no nosso Estado em um evento nacional como esse e também publicar as dez melhores receitas no livro, é algo importante do ponto de vista cultural e merece ser valorizado”, pontuou Jorge Panzera.

Os chefes de cozinha que estão participando do XXIV Congresso de Restaurantes da Boa Lembrança desembarcaram em Belém às vésperas do evento e participaram de visitas aos principais pontos turísticos de Belém, incluindo o Mercado do Ver-o-Peso, Polo Joalheiro e Mangal das Garças.

No abertura do congresso, os chefs aproveitaram para degustar um pouco da gastronomia de cada restaurante vinculado à Associação Brasileira de Bares e Restaurantes do Pará (Abrasel-Pará), além de degustar os vinhos, cafés e cervejas artesanais.

“Juntamos um pouquinho do Pará e trouxemos para cá para dentro do Theatro da Paz. Pra gente é muito importante que eles conheçam o que nós temos de melhor porque nem sempre os nossos produtos chegam lá. Quando chegam aqui eles fazem negócios com os pequenos produtores, geram renda, sem dizer que levam uma memória gustativa incrível porque nós temos produtos maravilhosos”, disse Ângela Cicília, vice-presidente da ARBL

Segundo a presidente da ARBL e proprietária de um restaurante em Tiradentes, Minas Gerais, Beth Beltrão, é uma satisfação fazer um congresso em Belém e também comemorar os 25 anos da entidade, que congrega 99 restaurantes de todo o Brasil. “Nós que somos da cozinha, estamos ganhando um grande presente. O que posso dizer hoje é que é indescritível a alegria que eu estou tendo de ser recebida por vocês nessa cidade tão bonita, tão receptiva e tão cheia de novidades, que é o berço da gastronomia”, comentou.

Participaram da abertura do evento o presidente da Coordenadoria Municipal de Desenvolvimento de Belém (Codem), Danilo Soares, o vice-presidente da Codem, Antônio Bentes Neto e a diretora de negócios da Codem, Cláudia Sadalla; a presidente da Abrasel, Rosane Oliveira; o superintendente da Infraero, Fábio Araújo; Joy Colares, do Conselho Municipal de Turismo e o titular da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia, Iran Lima, representando o governador do Estado, Helder Barbalho.

Nesta quinta-feira (19), os chefs aproveitaram para conhecer a fábrica de chocolate na Ilha do Combu, com almoço no restaurante Saudosa Maloca e às 20h participam de um jantar magno no Hangar - Centro de Convenções. Na sexta-feira (20), ocorre uma mesa redonda sobre a importância estratégica da gastronomia nos cenários econômico e social, no Fórum Gastronômico, às 10h, no Parque da Residência e a abertura do Festival Ilhas e Sabores, que ocorre até o dia 22, também no Parque da Residência, com ícones da gastronomia, comercialização de comidinhas, aulas-show e oficinas ministradas por chefs de renome nacional.