Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Especialista realiza palestra sobre segurança do paciente no Metropolitano

Por Dayane Baía (ARCON)
26/09/2019 14h09

Nesta quarta-feira (25), o Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE), em Ananindeua, recebeu a especialista do Programa Nacional de Segurança do Paciente, Luciana Yumi Ue, representante do Ministério da Saúde.

A especialista ministrou palestra aos colaboradores do hospital sobre o envolvimento dos pacientes e acompanhantes nos cuidados dentro da Unidade. O objetivo é evitar risco de quedas, lesões por pressão, infecções por higiene inadequada das mãos, além de promover corretas identificação e comunicação, e segurança em cirurgias e medicações.

De acordo com a especialista, quando uma pessoa vai fazer um exame médico ou uma consulta, é procedimento padrão a verificação nos nomes constantes nas amostras e na identidade do indivíduo. A situação faz parte da conduta dos profissionais de saúde, entretanto, os usuários também devem assumir para si a responsabilidade sobre a segurança do seu atendimento.

As diretrizes relatadas por Luciana Yumi estão previstas no projeto Paciente Seguro, também do Ministério da Saúde, que começou a ser implantado no HMUE em abril deste ano. "Os pacientes atuam diretamente no processo, sabem como funciona e tem ideias de mudança", explicou Luciana.

Luciana veio ao Pará conferir o andamento das ações nas Unidades do Governo. A visita faz parte do suporte à execução do projeto, reforçando ações que já são desenvolvidas em outros hospitais, como o Oncológico Infantil Octávio Lobo, em Belém; Regional do Baixo Amazonas, em Santarém e Regional do Sudeste do Pará, em Marabá.

Os acompanhantes também têm um papel determinante na segurança de quem está internado. Por isso, uma ação piloto começou a ser aplicada nos casos em que a internação já dura mais de 15 dias. Os 'Agentes do Bem' são os próprios acompanhantes, que atuam como guardiões para verificar ações simples como, por exemplo, travamento de rodinhas e grade de proteção em leitos; uso de álcool gel; atenção ao risco de queda em banheiros.

"É um incentivo, a gente fica mais tempo no leito do que os próprios profissionais. Estamos lá para prevenir", avaliou Márcio Rodrigues, que acompanha o pai há quase um mês após acidente de moto. O diretor Hospitalar, Itamar Monteiro, reforçou a importância do envolvimento deles.

"Ninguém melhor do que os acompanhantes para colaborar com a equipe assistencial. Agradecemos pela ajuda, não apenas no acompanhamento dos familiares, mas os outros que estão convivendo e dividindo o espaço durante a permanência", elogiou Itamar. Os pacientes também exercem protagonismo, considerando a condição física e as limitações do tratamento de cada um.

O tema é foco de discussão em uma série de atividades desenvolvidas até a próxima sexta, 27, na 3ª Semana de Segurança do Paciente do Hospital Metropolitano. Além da palestra da representante do Ministério da Saúde, são realizadas atividades lúdicas nas áreas da Unidade, junto ao quadro de colaboradores, pacientes e acompanhantes.

HMUE – Referência no tratamento de média e alta complexidades em traumas e queimados para a região Norte pelo Sistema Único de Saúde (SUS), o Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE), localizado em Ananindeua (PA), dispõe de 198 leitos operacionais nas especialidades de traumatologia, cirurgia geral, neurocirurgia, clínica médica, pediatria, cirurgia plástica exclusivo para pacientes vítimas de queimaduras, além de leitos de UTI.

O HMUE recebe pacientes da Região Metropolitana de Belém, dos diferentes municípios do Pará e também de outros estados. Em 2018, realizou mais de meio milhão de atendimentos, entre internações, cirurgias, exames laboratoriais e por imagem, atendimentos multiprofissionais e consultas ambulatoriais.