Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
DIA DO PERITO

CPC Renato Chaves promove Semana da Perícia Criminal

Por Redação - Agência PA (SECOM)
02/12/2017 00h00

De 3 a 6 de dezembro, o Centro de Perícias Científicas Renato Chaves estará com uma intensa programação alusiva ao Dia do Perito Criminal, comemorado no dia 4 deste mês. A Semana da Perícia Criminal terá a Ação Cidadania e o I Seminário de Perícias Forenses, que será realizado pela manhã e tarde, além de palestras e minicursos voltados para os servidores do sistema de segurança pública, Ministério Público e Tribunal de Justiça do Estado.

A semana de comemoração iniciará com a Ação Cidadania, que será realizada no domingo (3), no estacionamento do Centro de Perícias Científicas, direcionada para o atendimento da comunidade do entorno da instituição. Na ocasião, serão oferecidos os serviços de emissão de carteira de identidade, segunda via da certidão de nascimento, orientações jurídica, médica e odontológica, cortes de cabelo, demonstração de procedimentos de perícias, entre outros.

Já na segunda-feira (4), haverá a solenidade de abertura do seminário e o lançamento da campanha Baú Solidário, que tem o intuito de arrecadar, ao longo da semana, roupas, alimentos não perecíveis, livros, calçados e brinquedos que serão doados para pessoas carentes. Pela tarde, até a quarta-feira (6), serão ofertadas palestras e minicursos que abordarão temas como Manchas de Sangue, Crimes Cibernéticos, Documentoscopia Forense, Medicina Legal, Velocidade em Acidente de Trânsito e Inteligência Pericial. A programação encerra na quinta-feira (7), com um jantar oferecido para os servidores do Centro, autoridades e convidados.

A Semana da Perícia Criminal foi elaborada com o propósito de mostrar o trabalho técnico-científico desenvolvido pelos peritos criminais do Pará, que têm a missão de estabelecer a verdade por meio de provas materiais, contribuindo na elucidação de crimes e identificação dos autores. A prova pericial é exata, fruto de um trabalho de análises e estudos científicos, e que hoje se tornou indispensável no auxílio aos investigadores, delegados, promotores e magistrados durante o julgamento de casos criminais ou cíveis.

Programação

Dia 03/12
8h às 12h - Ação Cidadania voltada para a comunidade do entorno do Centro de Perícias, no estacionamento da Instituição.

Dia 04/12
9h – Solenidade de abertura do Seminário de Perícias Forenses do Pará e lançamento da campanha Baú Solidário, com a participação de autoridades do sistema de segurança pública e convidados.
14h - Minicurso “SCTA 1.0: Um software para estimativa de velocidade em acidente de trânsito”, com o perito criminal do Centro de Perícias Walldiney Gurgel.

Dia 05/12
8h30 – Palestra sobre Perinecroscopia e Entomologia Forense, ministrado pelo médico legista Cristofer Martins, do Departamento de Polícia Técnica do Distrito Federal.
10h15 – Palestra sobre Crimes Cibernéticos, com a delegada Beatriz Miléo, da Polícia Civil do Estado do Pará.
14h – Minicurso de Perícias Documentoscópicas, ministrado pelo perito criminal André Gonçalves, do Departamento de Polícia Técnica do Distrito Federal.

Dia 06/12
8h30 – Palestra sobre Inteligência Pericial, com o perito criminal do Centro de Perícias Mário Guzzo.
10h – Palestra sobre Manchas de Sangue, ministrada pela perito criminal federal Antonio Canelas, da Polícia Federal do Pará.

*Todos os minicursos e palestradas serão realizadas no auditório do Centro e voltados para os servidores do sistema de segurança pública do Estado, Ministério Público e Tribunais Federal e Estadual de Justiça.

Mais informações: 4009-6012 /  98895-9224.