Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
GESTÃO PÚBLICA

AGE debaterá integração do Controle Interno em Encontro Nacional

Por Redação - Agência PA (SECOM)
02/10/2017 00h00

O Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci) promove nos dias 4 e 5 de outubro a 13ª edição do Encontro Nacional do Controle Interno, em Manaus (AM). Nesses dois dias serão apresentados e debatidos assuntos relacionados ao combate à corrupção, à transparência, acesso à informação, prevenção e demais temas pertinentes ao Controle Interno, Externo e Social. A Auditoria Geral do Estado do Pará (AGE/PA) participará do evento, representada pelo auditor geral do Estado, Roberto Amoras, atual presidente do Conaci.

O encontro é realizado pelo Conaci em parceria com a Prefeitura de Manaus e com o Governo do Estado do Amazonas, por intermédio da Secretaria de Finanças, Tecnologia da Informação e Controle Interno do Município de Manaus (Semef) e da Controladoria Geral do Estado do Amazonas (CGE). Na sexta-feira (06), os membros do Conselho se reunirão também para a 24ª Reunião Técnica da instituição, seguindo a tradição anual do evento.

Durante o Encontro Nacional serão discutidas a integração dos controles e propostas para a melhoria da gestão pública e da qualidade dos gastos. Também serão debatidas políticas de combate à corrupção e a transparência dos órgãos públicos brasileiros. O Conaci é uma instituição nacional constituída pelos órgãos de controle interno dos estados, Distrito Federal, municípios das capitais e da União, com a finalidade de promover a melhoria no Controle da Gestão Pública. A programação completa e as inscrições estão disponíveis no site www.conaci.org.br.

Roberto Amoras defende uma integração dos sistemas de controle interno dos poderes Executivo, Legislativo, Judiciário e de órgãos independentes como fator determinante para a conquista da excelência na governança do setor público. “Embora prevista constitucionalmente, essa integração ainda não é praticada em sua plenitude, o que prejudica a construção de gestões públicas mais transparentes, éticas e efetivas. E é isso que o Conaci, com seu papel mobilizador, ao fomentar a implantação e o fortalecimento dos sistemas de controle interno, quer trazer para o debate nacional”, ressalta o presidente da instituição.

A programação do encontro terá a participação de profissionais, especialistas, professores e servidores públicos, do Brasil e de outros países, que compartilharão conhecimento e experiências sobre a implementação de políticas de controle interno e gestão públicas e aperfeiçoamento das ações de controle interno preventivas. A previsão é de mais de mil participantes.

O Conselho se reuniu pela última vez em junho, em Brasília, durante a 23ª Reunião Técnica. Realizado trimestralmente, o evento debateu temas como governança pública, combate à corrupção e gestão de riscos, entre outros assuntos ligados à missão da entidade, voltada ao fortalecimento do controle interno nas instituições públicas. Dentro da programação, realizada no auditório da Câmara Legislativa do Distrito Federal, foi realizado também o seminário “Gestão de Riscos e Controle Interno como Instrumento de Governança”, promovido pela Controladoria Geral do Distrito Federal.

Segundo Roberto Amoras, auditor geral do Estado do Pará, as reuniões técnicas do Conaci consolidam-se como uma oportunidade para manter sempre atualizada a agenda de atividades do conselho. “A frequência dos eventos e o comprometimento dos seus membros permitem o melhor alinhamento de estratégias e o avanço efetivo das ações. Para este evento, fizemos deliberações importantes sobre temas relevantes”, ressaltou.

Entre os destaques do evento, decisões sobre a agenda administrativa do conselho, como a apresentação de relatórios de missões internacionais e das atividades de grupos de trabalho, como as que tratam das parcerias com o Banco Mundial e com a Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e Lavagem de Dinheiro (Enccla).