Pautas


Centro de reabilitação promove colônia de férias inclusiva para crianças e adultos com deficiência

Por Vera Rojas (HEMOPA)
Abertura: 09/07/2019 09h15
Encerramento: 12/07/2019 09h15
Local: sede CIIR
Endereço: Rodovia Arthur Bernardes, 1.000
Contatos: VERA ROJAS- 983990599/ THALITA GARCIA- 983397323

No período de 5 a 12 de julho, o setor de Arte e Cultura do Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR), vai oferecer uma Colônia de Férias inclusiva para Pessoas com Deficiência (PcD) de todas as faixas etárias assistidas pelo Centro. Com programação variada, a organização do evento pretende reunir cerca de 150 participantes no decorrer do período, envolvendo crianças, jovens e adultos que terão a oportunidade de curtir um pouco das férias com atividades culturais, de lazer com brincadeiras, músicas, esportes adaptados, oficinas e até chuveirada na área do Jardim Sensorial às margens da baía do Guajará.

A programação é aberta, também, para familiares, acompanhantes e cuidadores. É a primeira Colônia de Férias do Centro Integrado que tem o objetivo de reunir o maior número de usuários no evento recreativo para suprir a carência de lugares com opções de lazer, especialmente na área urbana da cidade, tendo em vista que muitas opções oferecidas são pagas.

Outra dificuldade normalmente encontrada pela PcD é a falta de espaço público inclusivo de lazer. No CIIR, os usuários têm ambiente 100% inclusivo, profissionais capacitados para o acompanhamento e monitoramento das atividades, além da segurança no local, que é um fator de extrema importância, além do envolvimento do familiar e/ou cuidador.

Programação- No dia 9, a partir das 9h, será realizada oficina de confecção de instrumentos musicais, de confecção de brinquedos e de Papietagem, chuveirada, além de show musical com o palhaço Beterraba.
Em outros dias da semana também há outras atividades, entre elas, vivência dançante, oficinas variadas (de pipas, massagem, laços, origami, fantoches, cestaria) jogos e karatê, esportes adaptados, roda de carimbó, apresentação dos Enfermágicos, pintura, entre outros.

Estrutura – O CIIR oferece, em um único complexo, atendimento para pessoas com deficiência física, mental, intelectual, auditiva e visual para usuários de todas as faixas etárias. São diversas especialidades, tecnologias e estrutura de última geração, associadas à qualidade, segurança e humanização destinadas 100% aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

Atendimento – Os usuários podem ter acesso aos serviços por meio de encaminhamento das Unidades de Saúde, acolhido pela Central de Regulação de cada município, que por sua vez encaminhará à regulação Estadual, onde o pedido será analisado conforme perfil do usuário. É importante ressaltar que não há atendimento espontâneo ou qualquer tipo de inscrição ou cadastramento no CIIR.

Serviço: O CIIR funciona na Rodovia Arthur Bernardes, 1.000. Outras informações: 4042-2157/58/59.