Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CULTURA

Castanhal recebe o concerto “Um Canto para Maria” nesta sexta-feira (16)

Por Redação - Agência PA (SECOM)
15/10/2015 14h50

Nesta sexta-feira (16), às 20h30, a Catedral Santa Maria Mãe de Deus, na Diocese de Castanhal, nordeste do Pará, recebe o concerto “Um Canto para Maria”. O evento, realizado pela ONG Rede Solidária Pará, reúne sete corais institucionais e uma orquestra em apresentação que homenageia Nossa Senhora de Nazaré. O objetivo é levar músicas marianas a vários pontos da cidade no período do Círio, além de municípios próximos.

No dia 7 de outubro o evento lotou a Basílica Santuário de Nazaré, em Belém. No ano passado o concerto foi um sucesso em Castanhal. Realizada desde o ano 2000, a apresentação já se tornou uma tradição dentro da programação cultural que antecede o Círio de Nazaré. No início, as apresentações ocorriam em teatros e o repertório era mais erudito. Em 2011, o evento passou a ser realizado em igrejas e as músicas passaram a ser mais populares.

A entrada para o concerto custa um brinquedo novo que será doado para a 5º edição do projeto Natal D'Água, promovido pelo Núcleo de Articulação e Cidadania (NAC), órgão ligado à Casa Civil, e que conta com a parceria de instituições da sociedade civil e entidades ligadas à classe empresarial paraense. O projeto social foi criado em 2011 para atender apenas os ribeirinhos de ilhas do entorno de Belém. No ano passado, 14 mil famílias de dezesseis municípios foram beneficiadas com cestas básicas e cerca de 60 mil crianças com a entrega de brinquedos.

Estão no repertório músicas tradicionais e as que são cantadas todos os anos durante as procissões do Círio. Além da solista Patrícia Oliveira, se apresentam este ano, como convidado, o solista Murilo Guerra, e os corais Fazendart (da Secretaria da Fazenda), Angelorum, Timbres (da Susipe), Canto Pará (da Previdência Social), Tamba Tajá (dos Correios), Conselheira Eva Andersen Pinheiro (do TCE), Vozes (da Adepará) e Belém Pop Orquestra com regência do maestro Tinoko Costa.

O concerto “Um Canto para Maria” ainda terá mais uma apresentação que ocorre no dia 18 de novembro, às 20h, na Igreja Nossa Senhora das Graças, em Icoaraci.

Serviço: Concerto “Um Canto para Maria”. Dia 16, às 20h30, na Catedral Santa Maria Mãe de Deus, em Castanhal. A entrada custa um brinquedo novo que será doando para crianças ribeirinhas.