Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CULTURA

Festival de Música é encerrado com grande concerto no Theatro da Paz

Por Redação - Agência PA (SECOM)
15/06/2015 12h13

O Theatro da Paz foi palco para um concerto de músicos paraenses, de outras cidades brasileiras e de outros países, que se reuniram na noite deste domingo (14), em uma grande orquestra, a Sinfônica do XXVIII Festival Internacional de Música, formada por cerca de 100 músicos. O festival é uma realização do Governo do Estado, por meio da Fundação Carlos Gomes, com patrocínio do BNDES e Banpará, através da Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura.

O grande concerto foi comandado pelo maestro Jacob Slagter, regente da Orquestra Het Brabants, Orquestra van het Oosten e Sinfônica da Holanda. No repertório, composições de Carlos Gomes, Jules Massenet, Schubert, Wolfgang Mozart, Johannes Brahms, Tchaikovsky, Eric Vloeimans e Manuel de Falla. Músicos de destaque no cenário internacional participaram da orquestra e fizeram apresentações solo, como o clarinetista André Kerver, professor da Universidade de Artes da Holanda, o renomado trompestista Eric Vloeimans e o violinista carioca Pedro Hamiro.

A noite de encerramento do Fimupa também foi momento para agradecimentos e homenagens. Na ocasião, o superintendente da Fundação Carlos Gomes, Paulo José Campos de Melo, entregou sete medalhas comemorativas dos 120 anos do Instituto Estadual Carlos Gomes (IECG), em reconhecimento a pessoas que contribuíram para a formação musical no Estado. “Obrigado a todos que contribuíram para a realização deste festival e para a música do Pará, em especial ao governador Simão Jatene”, disse.

Receberam a homenagem o secretário de Estado de Cultura, Paulo Chaves Fernandes; o vice-cônsul de Portugal, Joaquim do Rosário; o cônsul principal do Japão em Belém, lasalnko Kobayashi; a secretária extraordinária de Integração de Políticas Sociais, Izabela Jatene; o diretor artístico do Fimupa, maestro larcelo Jardim; o idealizador da medalha dos 120 anos do Instituto Estadual Carlos Gomes, Habib Fraiha, e o maestro Jacob Slagter. "A música não tem fronteiras, ela consegue reunir os países por meio dessa arte tão especial para todos nós", destacou o vice-cônsul de Portugal, Joaquim do Rosário.

No domingo pela manhã, o público também lotou o Theatro da Paz para acompanhar a apresentação da Orquestra Sinfônica Jovem do XXVIII Festival Internacional de Música do Pará. Foi a segunda vez que a Orquestra Jovem do Festival se apresentou no Fimupa. O concerto começou com os músicos interpretando uma composição de Hudson Nogueira, que teve regência do maestro Marcelo Jardim e participação dos músicos do Quinteto Villa-Lobos, que foram muito aplaudidos pelo público.

Formada por mais de 50 integrantes, a Orquestra deste ano teve a oportunidade de tocar sob a regência de Tim Rescala, um dos principais maestros brasileiros da atualidade. A música apresentada foi a suíte sinfônica "Meu Pedacinho de Chão", escrita para a novela de mesmo nome exibida pela TV Globo. A apresentação contou com a participação de um coral de crianças.

A Orquestra Jovem é um dos resultados das oficinas realizadas com os alunos de música durante todo o Festival. Ela foi criada para proporcionar o desenvolvimento musical deles. "É um investimento que se faz nesses jovens. Estamos preparando uma nova geração de músicos para os próximos festivais", afirma o maestro Marcelo Jardim, diretor artístico da orquestra e também do Festival Internacional de Música.

Tradição

Já estabelecido como um dos mais importantes festivais do Brasil e um dos momentos de intensa atividade cultural, o Fimupa se fortalece ao estruturar uma base para os próximos festivais e investir no incentivo e preparação de uma nova geração de músicos, com valorização do ensinamento e da disciplina, elementos fundamentais para a formação do músico. O diretor artístico pontua que o Fimupa é fundamental para o contínuo aprimoramento dos jovens músicos paraenses, bem como a atualização e a troca de experiências. “E o festival se consolidou no cenário paraense como um imenso laboratório de pesquisa e difusão musical”, destaca Marcelo Jardim.

Para a realização do evento foi planejada uma grande estrutura física, técnica e de profissionais. No total, foram 46 apresentações; seis orquestras sinfônicas; mais de 100 convidados, entre artistas e professores; mais de 100 músicos locais envolvidos e cerca de 500 alunos ao longo dos cursos e eventos.

Em 2015, o Festival Internacional de Música do Pará coincidiu com as comemorações dos 120 anos do Instituto Estadual Carlos Gomes, terceira mais antiga instituição de ensino da música no Brasil. Assim, este ano, além das homenagens ao prédio que abriga o instituto e simboliza o ensino da música no estado, o Festival homenageou a figura do músico, do instrumentista, do concertista. Para celebrar a data, o Governo do Estado entregou a alunos, professores e servidores o novo prédio da Fundação Carlos Gomes (FCG), que passou por obra completa de ampliação e restauração.

A missão da Fundação, mantenedora do IECG, é difundir a educação musical como instrumento de socialização, promover a inclusão social através da música e garantir ensino musical de qualidade para crianças, jovens e adultos no Estado do Pará, por meio de cursos regulares na capital e interior do Estado.

A instituição desenvolve atividades na área de Ensino, Pesquisa e Extensão, atuando na formação profissional de músicos, potencializando talentos e documentando a memória da música regional, por meio de projetos como a interiorização, que em parceria com prefeituras e organizações da sociedade civil, possibilita a criação e manutenção de escolas e bandas de música.

O Festival Internacional de Música também foi idealizado com essa premissa, por isso, o evento contou com uma programação pedagógica à parte, que disponibilizou, durante os oito dias de evento, realizado de 7 a 14 deste mês, uma série de cursos, oficinas musicais, masterclasses e encontros com compositores. Foram mais de 50 cursos que capacitaram e qualificaram cerca de 700 músicos, entre alunos e profissionais, gratuitamente.

Além do Fimupa, durante o decorrer do ano, a instituição também promove outros importantes eventos na área musical, que fazem parte do calendário cultural do estado, como o Festival Música das Américas, Encontro de Cordas, Encontro de Metais, Encontro de Percussão (Festa do Ritmo), Encontro de Violões, Concurso Dóris Azevedo, Painel Funarte de Bandas de Música, Painel Funarte de Coros, Cinema Mudo, entre tantos outros.

Com a realização do Festival Internacional de Música do Pará há quase três décadas, a produção artística musical do Pará já é conhecida internacionalmente e Belém consolidou-se como palco de um dos mais importantes festivais de música erudita e instrumental do Brasil. Assim, hoje o Festival apresenta uma extensa programação artística, com grupos locais, nacionais e internacionais, além das formações orquestrais.