Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Encontro regional aborda estratégias para controle do câncer

Por Redação - Agência PA (SECOM)
11/03/2015 20h58

Até esta quinta-feira (12), a Rede Paraense de Controle ao Câncer (RPCC), o Hospital Ophir Loyola e a Coordenação Estadual de Oncologia promovem o 2° Encontro Amazônico de Controle ao Câncer, no Beira Rio Hotel, em Belém. O evento é alusivo ao Dia Estadual de Combate ao Câncer - 10 de Março, e inclui discussões sobre estratégias efetivas de controle da doença e o workshop a “Implementação da Rede de Atenção Oncológica”, com base no slogan “Câncer: problema de todos nós”, a fim de envolver o Estado, a sociedade civil, e os serviços de saúde.

O Instituto Nacional do Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca) aponta a doença como um sério problema de saúde pública, que ganha relevância pelo perfil epidemiológico que vem apresentando. A temática conquista espaço nas agendas políticas e técnicas de todas as esferas de governo, já que o conhecimento sobre a situação, segundo o Inca, permite tomar decisões, estabelecer prioridades e alocar recursos de forma direcionada para a modificação desse cenário no país.

Atualmente, o Pará dispõe de três instituições que atendem a pacientes com câncer: O Centro de Alta Complexidade em Oncologia Hospital Ophir Loyola (Cacon), Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) - do Hospital Universitário João de Barros Barreto -, e o Hospital Regional do Baixo Amazonas. Estão em fase de implantação a Unacon no Hospital Regional de Tucuruí e no Hospital Oncológico Infantil, que juntamente com as unidades existentes atenderão à demanda nas 13 Regionais de Saúde do Estado, conforme previsto no Plano Estadual de Atenção Oncológica.

Descentralizar - O objetivo do governo do Estado é descentralizar e fortalecer cada vez mais os serviços de alta complexidade, como fez no oeste do Estado, onde o Hospital Regional do Baixo Amazonas atende a pacientes com câncer de toda região, que não precisam mais vir para Belém. Para essa ampliação, no entanto, além de estrutura física e equipamentos, há necessidade de profissionais altamente especializados, como radioterapeutas e médicos físicos, que ainda são poucos no Pará.

No Brasil são estimados aproximadamente 580 mil casos novos de câncer. Destes, 8.630 serão no Pará, dos quais 4.110 em homens e 4.520 em mulheres. Segundo dados do Registro Hospitalar de Câncer (RHC) do HOL, de 2004 a 2008 houve 11.627casos tratados no hospital. De acordo com os dados do Inca, o Pará apresenta, a cada ano, aproximadamente 10 mil novos casos. No sexo masculino, a maioria é de câncer de próstata e estômago. Já as mulheres são mais acometidas por câncer de colo de útero e mama.

O evento vai abordar, por meio de conferências, palestras educativas e exposição, ações de promoção à saúde, com temas estratégicos como câncer no Brasil e no Estado do Pará - epidemiologia, Política Nacional de Controle ao Câncer, Plano Estadual de Controle ao Câncer, Avanços e desafios no diagnóstico e tratamento oncológico, prevenção, detecção precoce, cuidados paliativos etc.

Na mesa de abertura estará presente a secretária Estadual de Saúde Pública, Heloísa Guimarães; o secretário Municipal de Saúde de Belém, Sérgio de Amorim Figueiredo; a representante do Ministério da Saúde, Rejane Soares; a representante do Inca, Denise Rangel; o diretor geral do Hospital Ophir Loyola, Vítor Mateus; o coordenador da RPCC, Antenor Madeira Neto, e a coordenadora Estadual de Oncologia Sespa, Patrícia Martins.