Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Santa Casa alerta para importância da alimentação durante a gravidez

Por Redação - Agência PA (SECOM)
09/03/2015 18h23

A Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará, maior maternidade do Pará, que atende 100% ao Sistema Único de Saúde, alerta para a necessidade de uma dieta saudável, principalmente, no período da gestação.

“Na minha gravidez, desenvolvi hipertensão e, desde então, precisei fazer uso de uma alimentação saudável. Só depois que passei a ser acompanhada por um profissional de saúde tomei conhecimento dos cuidados que eu deveria tomar", lembra Roberta Campos, uma das usuárias da maternidade, ao ressaltar o serviço de reeducação alimentar. "Então comecei a cortar do meu cardápio alimentos que tinham muito sal, refrigerantes, comidas gordurosas e até pão, que era uma coisa que eu gostava muito. Incluí os alimentos que tem fibras, fígado, salada, enfim, mudei radicalmente tudo por conta da minha saúde e da saúde do bebê. Hoje tenho certeza que essa mudança foi muito importante durante a minha gravidez", afirmou.

Ainda há mitos para as mães de primeira viagem. As especialistas, no entanto, afirmam que cada caso precisa ser avaliado isoladamente. O mais indicado é procurar um profissional de saúde para que ele faça um exame e estabeleça a dieta mais adequada. “É importante que a grávida primeiramente consulte um profissional de saúde para avaliar o seu estado, fazer o acompanhamento médico e, assim, saber qual a forma correta de se alimentar”, explica a nutricionista Cynara Souza, servidora da Santa Casa. Uma alimentação equilibrada, ressalta, evita intercorrências maiores para a mãe e para o bebê. 

Veja alguns dos alimentos que são essenciais durante a gravidez:

Ferro - Encontrado em carnes, fígado, ovos, feijão e verduras (como espinafre, por exemplo). Para auxiliar o organismo na absorção das substâncias, o ideal é consumir, na mesma refeição, alimentos ricos em vitamina C, como frutas cítricas e tomate, e evitar alimentos ricos em cálcio, como leite e seus derivados, que diminuem a absorção; 
Ácido Fólico - É encontrado em vegetais verdes escuros (espinafre, couve, brócolis), cereais e frutas cítricas. O cozimento em altas temperaturas destroi o ácido fólico. Prefira cozinhar no vapor. Já a partir do segundo trimestre de gestação, é hora de reforçar a ingestão de vitaminas C (que age na formação do colágeno – pele, vasos sanguíneos, ossos e cartilagem -, além de fortalecer o sistema imunológico da mãe) e B6 (importante para o crescimento e o ganho de peso do feto e a prevenção da depressão pós-parto) e do mineral e magnésio (que favorece a formação e o crescimento dos tecidos do corpo);
Vitamina C - Encontrada em frutas como kiwi, laranja, morango, melão, melancia, mamão, abacaxi e nas hortaliças (brócolis, pimentões, tomate, couve-flor);
B6 - Encontrada no trigo, milho, fígado, frango, peixe, leite e derivados e leveduras;
Magnésio - Encontrada nas nozes, soja, cacau, frutos do mar, cereais integrais, feijões e ervilhas.
Cálcio e vitamina D - Devem ser reforçados no terceiro trimestre, já que o bebê começa a esgotar a reserva da mãe. O bebê precisa para a sua formação óssea (dentes e ossos). Além disso, auxilia na contração muscular e batimentos cardíacos. Já na saúde da mãe, garante unhas fortes, dentes sem cáries, evita gengivite e câimbras, além de ajudar na produção de leite após o parto;
Cálcio - Encontrado em leites e derivados, bebidas de soja, tofu, gema de ovo e cereais integrais; 
Vitamina D - Encontrada em leite enriquecido, manteiga, ovos e fígado. O banho de sol é essencial para que essa vitamina auxilie na fixação do cálcio nos ossos.

Também são importantes: 
Carboidratos - Fornecem energia para a mãe e para o desenvolvimento do bebê. Os melhores são os integrais: arroz, pães, macarrão e cereais, que são absorvidos mais lentamente e por isso saciam mais a mãe.
Proteínas - Encontradas em carnes, feijão, leite e derivados. São responsáveis por construir, manter e renovar os tecidos de mãe e bebê.
Lipídeos - São as gorduras que auxiliam na formação do sistema nervoso central do feto. Encontrados mais em carnes, leite e derivados, abacate, azeite e salmão.
Vitamina A - Ajuda no desenvolvimento celular e ósseo e na formação do broto dentário do feto e na imunidade da gestante. É encontrada no leite e derivados, gema de ovo, fígado, laranja, mamão, couve e vegetais amarelos.
Niacina (Vitamina B3) - Transforma a glicose em energia, mantendo a vitalidade das células maternas e fetais e estimula o desenvolvimento cerebral do feto. É encontrada em verduras, legumes, gema de ovo, carne magra, leite e derivados.
Tiamina (B1) - Também estimula o metabolismo energético da mãe. É encontrada em carnes, cereais integrais, frutas, ovos, legumes e leveduras.

Alimentos que devem ser evitados na gravidez: 
Bombons, sorvetes, chocolates, alimentos industrializados e ricos em açúcar, cafeína, peixe salgado, refrigerantes e bebidas a base de cola.