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Casos de obstetrícia terão atendimento 24 horas durante o feriado na Santa Casa

Por Redação - Agência PA (SECOM)
16/02/2015 18h14

A Fundação Santa Casa do Pará, maior maternidade do Estado, mantém atendimento de urgência e emergência 24 horas para casos de obstetrícia ao longo de todo o feriado de carnaval. O hospital mantém equipes - compostas por enfermeiros, técnicos de Enfermagem, agentes administrativos, médicos e agentes de posto - que se revezam em turnos de 12 horas para atender as demandas espontâneas.

Uma das responsáveis pelo funcionamento da unidade é a enfermeira Carmem Peixoto, gerente do setor de Acolhimento Obstétrico. "Os plantões aqui, principalmente durante feriados prolongados, são imprevisíveis, mas por sermos referência no atendimento à gestação de alto risco o trabalho é intenso, daí a importância da manutenção da equipe", explica.

A enfermeira Ezilene Sousa é um dos profissionais que integram a equipe do Acolhimento Obstétrico da Santa Casa, que atende uma demanda espontânea estimada em quase 3.700 atendimentos e/ou internações por mês. “Eu gosto de trabalhar na urgência. Ela é a 'porta de entrada' do hospital, a referência, o primeiro atendimento. A maior parte das pacientes já chega física e psicologicamente abalada, e é onde o nosso trabalho faz toda a diferença, porque estamos ali para dar assistência, para ajudá-la a se sentir mais à vontade”, reiterou.

Crislane Sena é acompanhante da filha Leticia Pinheiro, internada há mais de uma semana na Santa Casa por conta do parto do primeiro filho. Ambas são do município de Maracanã, nordeste do Pará. Para a mãe da paciente, o atendimento prestado na maternidade foi essencial. "Ela teve bebê no mesmo dia em que entrou e já ficou internada. o bebê está bem, e eles estão dando toda a ajuda necessária", relata.

Até a quarta-feira, 12, a Unidade Materno Infantil Dr. Almir Gabriel, da Fundação Santa Casa, funcionará em regime de plantão especial, com quatro enfermeiros, sete técnicos de Enfermagem, dois agentes administrativos, três médicos e um agente de posto por turnos, para casos de urgência e emergência. O atendimento é feito 24 horas.