Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
RESSOCIALIZAÇÃO

Fasepa realiza programação de carnaval para socioeducandos

Por Redação - Agência PA (SECOM)
12/02/2015 10h34

Jovens que cumprem medidas socioeducativas na Unidade de Atendimento Socioeducativo (Uase) de Ananindeua e no Centro de Atendimento Semiliberdade Feminino (Casf), que integram a estrutura da Fundação de Atendimento Socioeducativo do Pará (Fasepa), participaram nesta quarta-feira (11) de uma programação especial alusiva ao carnaval. Organizado pela equipe técnica das duas unidades com o objetivo de integrar os socioeducandos, foram desenvolvidas atividades e apresentações culturais criadas pelos próprios adolescentes.

Com apresentações de dança e marchinhas de carnaval, os adolescentes contaram com um dia de lazer e entretenimento nas duas unidades. A adolescente J.M.R, de 17 anos, que está há cinco meses no Centro de Atendimento Semiliberdade Feminino, disse que a programação ajuda a aproximar as adolescentes e a equipe técnica, além de oferecer uma atividade diferente das que elas participam durante a semana. “Todo mundo participa da ação e a gente fica mais animada durante o dia, já que na semana eu faço informática e quando termino eu venho direto pra cá. É uma coisa que a gente faz de diferente”, disse.

Já para o jovem M.B.S, que está há oito meses na Uase de Ananindeua, a programação de carnaval ajuda a fortalecer cada vez mais a união entre os adolescentes e os professores que diariamente realizam diversas atividades juntos. “Eu achei bacana por que todo mundo vem pra cá e participa da festa de carnaval. Enquanto espero a decisão sobre o meu futuro a gente aprende outras coisas que pode levar daqui quando sair, como o que aprendi, que foi cuidar de plantas e que vou levar pra minha liberdade”, conta.

De acordo com a gestora da Uase Ananindeua, Sonia Cabeça, a atividade oferecida aos socioeducandos corresponde ao planejamento da unidade e da sala de aula, com um “carnaval pedagógico” que aproxima a comunidade da socioeducação. “Não podemos deixar esse menino distante de todo esse movimento social e cultural que é o carnaval. Estamos passando para os adolescentes que eles podem voltar para a comunidade e se divertir om responsabilidade, sem a droga, o álcool e sem a violência. Ele sai daqui com outros valores”, declarou.