Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CULTURA

Susipe recebe exposição do artista plástico português Raul Barros

Por Redação - Agência PA (SECOM)
22/03/2015 15h57

A Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado (Susipe) recebe, a partir de segunda-feira (23), a exposição Oceanos Pacíficos, do artista plástico português Raul Barros. A mostra, que foi inspirada no tema náutico, será aberta ao público, com entrada franca, e poderá ser visitada no hall do segundo andar da Susipe, das 9h às 16h, até o dia 27 de março.

Ao todo, serão 14 obras que retratam mares, embarcações e o universo marinho visto sob diferentes aspectos e cores. O trabalho do artista é realçado pela técnica de frottage, um método idealizado na França para criar texturas sobre a tela a partir da fricção. Barros trabalha também com a sobreposição de esculturas em telas e gera um verdadeiro efeito 3D em suas peças, utilizando apenas tintas cruas, massas e madeiras.

Outra singularidade de suas produções, também ligada ao mundo marinho, é a concepção de réplicas de embarcações, como caravelas e galeões dos séculos 16 e 17. Entalhadas à mão, em madeira de lei, o artista plástico faz questão de que as obras sigam os padrões e regras da construção naval em sua elaboração. Dependendo das dimensões de cada embarcação, o trabalho pode levar mais de 200 dias para ficar pronto.

Licenciado em economia e formado em belas artes na Escola de Paris, Raul Barros chegou a Belém em setembro de 2013, onde vive atualmente, depois de morar em mais de seis cidades do Brasil e em vários países pelo mundo. Em Austerlitz, na Holanda, o artista estudou escultura, pintura e aperfeiçoou suas técnicas de construção de réplicas, atividade que exercia desde os 16 anos. Mesmo período em que conheceu a técnica de frottage.

Aos 61 anos, com mais de 867 mil obras produzidas desde o início de sua carreira e 40 exposições somente no Brasil, Raul Barros se tornou membro da Academia Brasileira de Arte, Cultura e História (Abach) de São Paulo e da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope). Mesmo com tantos anos de estrada e uma bagagem enorme, Raul Barros ainda fica animado para cada exposição. “Com essa exposição quero dar uma demonstração de força no que diz respeito à paz, harmonia e arte. Mostrar que dentro deste meio se pode fazer coisa que atrai o bem estar das pessoas. Por isso o nome Oceanos Pacíficos. A minha expectativa é de que essa exposição seja um sucesso”, conta.

Raul Barros pertence à quinta geração de marinheiros portugueses, por isso sempre ligou suas peças com temas voltados ao mar. Desde criança tem grande interesse por arte. Construiu ainda pequenos carrinhos, trens, carruagens antigas e todo tipo de coisas do campo náutico. As obras estarão à venda e poderão ser adquiridas por um preço médio de 200 reais.