Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Susipe leva mutirão psiquiátrico ao Hospital de Custódia em Santa Isabel

Por Redação - Agência PA (SECOM)
15/03/2015 19h33

A Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado (Susipe) iniciou no último sábado, 14, o II Mutirão Psiquiátrico do Hospital de Custódia e Tratamento Psiquiátrico (HCTP), em Santa Isabel, Região Metropolitana de Belém. A ação tem a parceria da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) e programa Pro Paz Presença Viva, que oferece serviços de saúde itinerantes.

A finalidade do mutirão é atualizar receitas e medicamentos dos detentos, e também reduzir o tempo de espera por uma nova consulta. Quatro profissionais, entre clínicos e psiquiatras, participam da ação, que ocorrerá também no próximo final de semana.

A meta, nesta segunda edição, é atender os 203 internos custodiados pelo HCTP. Essa é a primeira vez que o Pro Paz Presença Viva inclui a psiquiatria aos atendimentos do mutirão. “O programa oferece vários tipos de especialidades, como cardiologia, urologia, pediatria, ginecologia e dermatologia. Tudo depende da demanda e, no caso do HCTP, foi preciso acrescentar o atendimento psiquiátrico. O objetivo é sanar a espera por atendimento médico”, explica Maria do Socorro Bandeira, diretora de Políticas de Atenção Integral a Saúde, da Sespa.

As consultas são feitas em quatro salas disponibilizadas dentro da própria unidade prisional. Os internos são levados, um por vez, para receber atendimento e cada caso é analisado individualmente. “Fazemos uma avaliação do paciente, checamos qual o medicamento ele está usando e se ainda existe necessidade de dar continuidade ao tratamento. Em alguns casos é feita apenas a alteração da dosagem. O programa é muito importante até pra analisar se o paciente ainda precisa permanecer nesta casa penal ou não”, conta Daniele Boulhosa, médica psiquiatra.

Ações de saúde chegam também às casas penais da RMB

Além do HCTP, os Centros de Recuperação Penitenciários do Pará I, II e III; em Santa Isabel, também receberam a ação de saúde nas últimas duas semanas. Até agora, foram mais de 600 detentos atendidos e 4.019 medicamentos distribuídos. Dos dias 16 a 25, o mutirão acontece na Central de Triagem Metropolitana (CTMI) e na Colônia Penal Agrícola de Santa Isabel (CPASI). Na sequência, a ação chega ao Complexo de Marituba, beneficiando os internos dos Presídios Estaduais Metropolitanos I, II e III. A previsão é de que até o final de março sejam atendidos 2.050 detentos.

Ivone Rocha, gerente da Divisão de Saúde Prisional da Susipe, conta que essas ações são realizadas mais de uma vez ao ano, sempre em parceria com a Sespa. “Temos também o mutirão de saúde, que oferece uma gama maior de especialidades aos internos, além de treinamento e capacitação de profissionais”, explica. Em 2014, mais de 21 mil atendimentos de saúde foram feitos junto aos detentos do Sistema Penitenciário do Estado, em especialidades como clínica geral, odontologia e psicologia.

Presença Viva - O programa que leva consultas médicas, exames e medicamentos é executado pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) e integra um programa maior e mais abrangente: o Pro Paz. Com o apoio de Unidades Móveis, são disponibilizadas consultas médicas e, se for o caso, também os remédios.

O mesmo ocorre com os testes rápidos, em que os pacientes recebem os resultados com sigilo previsto em protocolo clínico. Esses serviços compõem um objetivo comum: levar consultas para a população para desafogar a demanda de atendimento médico na região, além de garantir a diminuição da lista de espera de atendimento nas unidades de saúde locais.