Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SÃO FRANCISCO DO PARÁ

Ação conjunta vai melhorar abastecimento de água

Por Redação - Agência PA (SECOM)
12/03/2019 16h49

Na manhã desta terça-feira (12), equipes da Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) e Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (Sedop) receberam uma comissão da Prefeitura de São Francisco do Pará, no nordeste paraense, para discutir a melhoria do abastecimento de água no município. Participaram da reunião o presidente da Cosanpa, Márcio Coelho; o prefeito de São Francisco do Pará, professor Marcos César Silva; os vereadores Erinaldo Gomes de Souza (Naldão), Vanildo Souza e Antônio Brito; a secretária Municipal de Administração, Lícia Bittencourt; diretores da Cosanpa e técnicos da Sedop.

Moradores do Bairro Cristo Redentor pedem melhorias no serviço. Engenheiros da Cosanpa estiveram em São Francisco no último final de semana e constataram a queda de produção do sistema responsável pelo abastecimento da área. Segundo o prefeito, a população enfrenta problemas no fornecimento de água há anos. “O sistema de abastecimento de água não supre toda a demanda dos bairros centrais. Porém este problema se agravou com uma manutenção que foi feita, deixando a cidade mais de 10  dias sem água”, informou Marcos César Silva.

Na reunião ficou definido que uma equipe de engenheiros da Cosanpa irá ao município nesta semana para nova avaliação e início dos trabalhos que resolverão o problema. “Nós vamos trabalhar em duas linhas: uma é a solução definitiva, que é a obra da Sedop com financiamento da Funasa (Fundação Nacional de Saúde), que já está em fase final de licitação para continuidade. Como esse processo vai demorar um pouco mais, nós vamos fazer com a Cosanpa uma solução emergencial, para abastecer imediatamente o Bairro Cristo Redentor, que é o bairro com os maiores problemas. A produção de água atual irá melhorar com uma adutora, que vai abastecer o bairro. Mas a expectativa é de que quando a obra for totalmente concluída toda a cidade terá água de qualidade”, explicou Alírio Oliveira, engenheiro da Sedop.

“Hoje foi uma grata reunião, já que conseguimos alinhar várias ações que irão beneficiar a população de São Francisco do Pará”, disse Renata Maneschy, assessora de Regulação e Novos Negócios da Cosanpa.