Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PALESTRAS

Seaster orienta mulheres sobre segurança alimentar

Por Redação - Agência PA (SECOM)
14/03/2019 12h24

Realizar palestras e levar informações sobre alimentação saudável para as mulheres em diferentes pontos da Região Metropolitana de Belém é um dos objetivos da Diretoria de Segurança Alimentar e Nutricional (DISAN) durante o mês da mulher.  O primeiro dia da programação foi realizado na terça-feira (12), na Catedral da Família no bairro do Guamá e segue até a próxima sexta-feira (15).

A palestra foca na utilização de alimentos industrializados e os riscos para a saúde. “Eu apresento os componentes e os riscos que os alimentos podem ocasionar na saúde da mulher numa visão industrial, além do consumo excessivo no dia a dia”, explica a engenheira de alimentos da SEASTER, Mirian Damião.

O público alvo são as mulheres, mas o consumo desses alimentos é realizado por pessoas de todas as faixas etárias. “Nós estamos trabalhando com o consumo feminino, mas também na orientação para as crianças, já que elas fazem uso de alimentos que os pais oferecem. Então, os adultos conscientes promovem hábitos saudáveis nas crianças, o que os previnem de doenças futuras ocasionadas pelo consumo em excesso desses alimentos”, diz Mirian.  

As primeiras palestras acontecem na grande Belém, e posteriormente serão realizadas nas demais regiões do Pará. “Nós estamos trabalhando o mês da mulher em diferentes lugares, nós queremos levar informação para os territórios de pacificação. O nosso primeiro foco é atuar na área metropolitana dentro dos CRAS e Abrigos de Belém, Ananindeua e Marituba e depois vamos levar as palestras sobre segurança alimentar para os demais municípios”, explica a diretora da DISAN, Nazaré Costa.

O Programa Territórios de Pacificação do Governo do Estado do Pará tem o intuito de garantir políticas públicas por meio de ações de vários órgãos e secretarias, como saúde, educação, cultura e assistência social, em territórios vulnerabilizados pela violência. “Precisamos fazer o nosso papel e levar ações para a comunidade, pois o índice de diabetes e colesterol alto entre as mulheres é muito grande”, conclui a diretora.

As ações já passaram pelo CRAS do Distrito Industrial, nesta quinta-feira (14) acontece na Casa de Passagem Domingos Zahluth e nesta sexta-feira (15) no Abrigo Lar da Providência.

(Colaboração: Rodrigo Souza)