Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CASTANHAL

Governo discute instalação do Condomínio Industrial em Fórum de Negócios

Por Redação - Agência PA (SECOM)
21/03/2019 15h09

“Nosso objetivo é somar esforços para que Castanhal seja, em breve, sede de um Condomínio Industrial paraense“, disse o presidente da Companhia de Desenvolvimento Econômico do Pará (Codec), Lutfala Bitar, que representou o governador do Estado, nesta quarta-feira (20), durante o I Fórum de Desenvolvimento Econômico e Oportunidades de Negócios em Castanhal, no nordeste do Estado.

Iniciativa da prefeitura local, o evento reuniu empresários, representantes da sociedade civil organizada, além do poder público municipal e estadual para discutir diagnósticos e estratégias para o desenvolvimento social e econômico de Castanhal e de toda a região de integração Guamá, que abrange 18 municípios.

“Nossa contribuição com esse importante debate sobre desenvolvimento é em torno do projeto de implantação de um Condomínio Industrial aqui em Castanhal, que é uma importante ferramenta para estimular o comércio, a industrialização e a verticalização por meio da agregação de valor aos nossos produtos”, explicou Lutfala.

Projetado para diversificar a economia local e atrair novos negócios para o município, o Condomínio Industrial de Castanhal é uma iniciativa da prefeitura local e do Governo do Pará que prevê a disposição de 112 lotes destinados a atividades industriais em uma área total de 162 hectares, localizados às margens da rodovia PA-136, que liga Castanhal a Inhangapi.

Com o incentivo do governo estadual, todos os lotes serão comercializados a preços subsidiados e inferiores aos praticados no mercado – uma estratégia para atrair novos empreendimentos.

O prefeito de Castanhal, Pedro Coelho Filho, considera a iniciativa fundamental para fortalecer a economia municipal. “O Condomínio Industrial é um modelo de empreendimento muito favorável e atrativo que irá certamente fortalecer a economia de Castanhal e toda a região, com benefícios para a geração de emprego e renda para a população”, afirmou.

De acordo com o diretor técnico da Codec, Raimundo Wanderley, no projeto conceitual do Condomínio também estão previstos cerca de 20 hectares que serão destinados à instalação de pequenas indústrias. “O Parque da Pequena Indústria é uma área importante porque também poderá abrigar empreendimentos, que hoje estão instalados na área urbana, a preços mais atrativos dentro do Condomínio”, explicou.

Atualmente, o projeto está em fase de regularização fundiária. Após esta etapa, será contratado o projeto executivo e solicitado o licenciamento ambiental do empreendimento. “Nossa expectativa é avançar para a contratação das obras de infraestrutura até o final deste ano”, completou o assessor de Estratégia e Relações Institucionais da Codec, Ricardo Carneiro.