Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ENFERMAGEM

Seplan seleciona servidores para treinamento em saúde pública no Japão

Por Redação - Agência PA (SECOM)
08/04/2019 21h30

Em parceria com a Jica (Japan International Cooperation Agency), o Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan), abriu inscrições para a seleção de servidores estaduais que queiram participar do curso “Atividades de Saúde Pública para o Fortalecimento da Saúde Materno-Infantil”, que será ministrado na Província de Okinawa, no Japão. O curso é voltado para profissionais de enfermagem, e ocorrerá no período de 22 de maio a 13 de julho deste ano. As inscrições prosseguem até a próxima quarta-feira (10).

O curso, oferecido pela Jica ao Estado do Pará, visa “proporcionar apoio aos responsáveis pela gestão de enfermagem, por meio das experiências de Okinawa e de outras cidades do Japão, para desenvolver planos de melhoria que poderão gerar grandes efeitos à saúde materno-infantil em seus países”.

Saúde materno-infantil - Formado por cerca de 160 ilhas, A Província de Okinawa está situada no extremo sul do Japão. Em decorrência de sua própria reconstrução após a Segunda Guerra Mundial, o Governo Regional se debruçou sobre as questões de saúde materno-infantil. Diante da situação de extrema escassez de assistência de saúde gerada pela guerra, o Governo Regional de Okinawa atuou na implementação de iniciativas destinadas a melhorar os sistemas de saúde e, com o esforço, conseguiu alcançar a cobertura universal.

A partir dessas experiências bem-sucedidas em Okinawa, o treinamento vai “proporcionar conhecimentos, habilidades e estruturas aos participantes, para solucionar os problemas de saúde materno-infantil mediante atividades de saúde pública nos seus países de origem”.

Serão selecionados sete participantes, que participarão do programa que utiliza o português como idioma. As passagens de ida e volta, assim como as despesas com hospedagem, alimentação e gastos diários, serão custeados pela Jica.

Os interessados devem encaminhar, até o próximo dia 10 de abril, toda a documentação exigida pelo manual do programa (disponível aqui) através do e-mail claudia.nava@seplan.pa.gov.br. Mais informações podem ser obtidas, das 8 às 18 h, pelo telefone (91) 3204-7529.

Os resultados serão comunicados pelo escritório da Jica (ou da Embaixada do Japão) até 22 de abril de 2019.

Requisitos essenciais

1) Cargo ou posição atual: estar atuando na ocupação de enfermagem ou ser supervisor responsável pelo planejamento, implementação, avaliação e gestão nos serviços de enfermagem de saúde materno-infantil nos governos nacionais ou regionais de atendimento primário, interessados em melhorar a saúde pública;

2) Experiência na área relacionada: ter experiência de sete anos ou mais na área de saúde pública;

3) Grau de escolaridade: ser graduado em universidade ou equivalente;

4) Ser formado em enfermagem clínica ou obstetrícia e/ou profissional de saúde pública;

5) Saúde: estar bem física e mentalmente para participar do programa no Japão. Não é recomendada a candidatura de gestantes, devido aos eventuais riscos que possam surgir para a saúde da mãe e do feto.