Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
TRÂNSITO

Fiscalização do Detran colabora para feriado tranqüilo em Salinópolis

Por Redação - Agência PA (SECOM)
22/04/2019 13h33

Durante o período do feriado da Semana Santa, da última sexta-feira (19) até o domingo (21), o Departamento de Trânsito do Estado do Pará não registrou ocorrências graves no trânsito. Ações educativas e de fiscalização foram realizadas com o intuito de conscientizar condutores e passageiros sobre comportamentos seguros no trânsito.

No último sábado (20), uma ação chefiada pelo agente Fernando Filizzola realizou testes com etilômetros na PA-444, via de acesso à praia do Atalaia, porém não registrou nenhum crime de trânsito. “Tivemos um feriado sem acidentes, com poucos autos de infração lavrados para o período, o que demonstra um maior comprometimento dos condutores com um trânsito mais seguro”, avalia Filizzola.

Foi o caso do advogado Miguel Pereira, que se dispôs a realizar o teste com o etilômetro. “Deixei de beber há muitos anos e desde então garanto a diversão da minha família no transporte, nunca me acidentei e falo isso com orgulho”, comentou.

As ações educativas foram fundamentais para este feito. Com a blitz educativa nas principais vias da cidade e um trabalho de prevenção durante a semana inteira, o resultado não poderia ser diferente. Somente no sábado (20), cerca de 350 pessoas foram orientadas na localidade. A ação preventiva iniciou já na saída da capital paraense, quando equipes de educação estiveram, logo no dia 18, em blitz educativa na barreira da Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Benevides, corredor estratégico para diversos balneários. Cerca de 1,7 mil pessoas, em 549 veículos foram orientadas na saída para o feriado em parceria também com a Diretran, Cruz Vermelha e Hospital Metropolitano de Belém.

Outros municípios também receberam ações educativas do órgão. Em Parauapebas, a ação "Transitando nos Bares" teve destaque e centenas de pessoas puderam realizar testes com etilômetro e receber orientações preventivas sobre o perigo da combinação entre álcool e direção. Já em Ipixuna do Pará, cerca de 60 mototaxistas foram orientados com relação à manutenção das motos e o transporte adequado de passageiros, já que este é um dos meios de transporte de grande procura no local, além de ações educativas na praça central.

Uma ação na praia do Caripi, no município de Barcarena, orientou diversas pessoas que procuraram o município para descanso e lazer. As equipes também distribuíram material educativo na feira e Mercado Municipal.

Colaboração Leandro Oliveira