Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EM SANTARÉM

Núcleo Regional da Sejudh emitirá RG e CTPS sem custo para população

Por Redação - Agência PA (SECOM)
30/04/2019 13h39

Para atender uma demanda histórica da população do oeste paraense, a Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh) entregou, nesta segunda-feira (29), o núcleo regional de Santarém revitalizado e com a emissão gratuita de RG e CTPS.

Centenas de pessoas foram à sede do núcleo regional para acompanhar a inauguração do novo espaço, onde os serviços de cidadania passaram a ser de forma integrada e gratuita. “Eu vim para tirar meu RG e fiquei feliz em saber que é na hora e que não vou pagar por isso. É uma benção porque muitas vezes não temos dinheiro nem para condução”, comemorou a dona de casa Maria de Lourdes, de 50 anos.

Ainda na programação de inauguração, dona Maria de Lourdes aproveitou a oportunidade para saber como tirar a CTPS para o filho, isso porque a partir de hoje o núcleo vai ofertar, também, a emissão de Carteira de Trabalho, antes emitido apenas na Estação Cidadania. Agora, a população santarena contará com dois espaços do Governo do Estado para ter acesso ao serviço.

O titular da Sejudh, Rogério Barra, explicou que o novo núcleo vem justamente para facilitar a vida de quem, historicamente, precisava enfrentar muitas dificuldades para ter acesso a serviços essenciais. “Durante o Programa Governo por Todo o Pará aqui, em Santarém, os serviços de emissão de RG e CTPS foram os mais procurados na ação de cidadania oferecida à região. A pessoas eram unânimes nos relatos sobre toda dificuldade na gestão passada para ter acesso a um direito básico. Detectamos a deficiência e viemos para dar uma resposta, amenizar essa situação tão deficitária aqui na região”, ratificou o secretário.

Em relação à CTPS, o núcleo regional da Sejudh será mais um ponto para dobrar a emissão de documento, hoje, estimado em  cerca de 20 expedições por dia na Estação Cidadania, com objetivo de  atender o déficit na região que, atualmente, é de 16 mil, informou o secretário regional de governo, Henderson Pinto.

Na entrega, também estiveram presentes o vereador de Santarém, Jackson do Folclore (PSL), o superintendente regional de Polícia Civil, delegado Jamil Farias Casseb e o líder da bancada federal paraense, deputado federal Delegado Eder Mauro (PSD).

"Estivemos aqui, na condição de representante da bancada federal, para acompanhar essa ação em favor da população do oeste paraense e ouvir as demais demandas dos moradores da região para trabalharmos na esfera federal de forma a minimizar os problemas enfrentados", pontuou o líder da bancada federal paraense.

Agendamento - Para fazer a emissão da carteira de identidade e da CTPS, o usuário deverá agendar o atendimento todas as sextas-feiras a partir das 8h da manhã.

Os atendentes farão o agendamento com a distribuição das vagas durante a semana no núcleo regional, onde serão emitidas, diariamente, 25 carteiras de identidade e 20 carteiras de trabalho. O documento é emitido na hora e o usuário não precisa pagar nenhuma taxa, mesmo que seja a segunda via.

O núcleo regional da Sejudh, em Santarém, funciona das 8h às 14h e está localizado à Rua Agripino de Matos, ao lado do Fórum da Comarca de Santarém, entre as avenidas Mendonça Furtado e São Sebastião. Os atendimentos iniciam sempre às 8h.