Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
"MANGUEIRÃO"

Estudantes redescobrem o Estádio Olímpico do Pará durante visita

Por Redação - Agência PA (SECOM)
03/05/2019 14h01

Quarenta e cinco alunos do 9º ano do Centro Educacional Triunfo participaram, na manhã desta sexta-feira (3), de uma visita guiada ao Estádio Olímpico do Pará, o Mangueirão, em Belém. O Projeto de Extensão “Centro de Visitação” é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel) com apoio da Universidade Federal do Pará (Ufpa), que visa proporcionar ao visitante a experiência de conhecer os locais que ficam restritos a atletas e pessoas que trabalham em dias de atividades esportivas no local. 

De acordo com a coordenadora pedagógica do estabelecimento de ensino, Sandra Leão, a ideia da visita surgiu de uma aula de Física sobre movimento e aceleração, que posteriormente se aliou a outra aula de Educação Física, culminando com a ida ao estádio. “O assunto em comum de duas disciplinas acabou por nos trazer nesta visita. E é muito interessante, uma vivência rica em conhecimento, de história, um aprendizado”, ressaltou.

Para a estudante Maria Eduarda Cunha, 15 anos, a visita foi uma oportunidade de ver o "Mangueirão" de outro ângulo. “Gostei muito de ter participado dessa atividade, pois eu já tinha vindo ao estádio, mas essa foi a primeira vez que vi o campo de perto. Estou achando tudo incrível”, disse a adolescente.

A visita foi guiada por três estagiários de curso de Turismo e por uma voluntária do projeto. Os visitantes acompanham um roteiro que segue pelas arquibancadas, vestiários, Tribuna de Honra e pelo túnel de acesso ao gramado. “Recebemos os visitantes, fizemos uma acolhida e os guiamos pelos locais do estádio nos quais em geral, não se tem acesso, como o gramado, e contamos a história do local e fatos importantes aqui ocorridos. As pessoas gostam de conhecer essa história que mostra a evolução do esporte no Pará”, conta o estagiário Wallace Rodrigues.

A gestão do EOP/Mangueirão é de responsabilidade da Seel. O estádio foi inaugurado em 1978 e depois reinaugurado em maio de 2002, sendo uma das mais belas obras da arquitetura e engenharia da capital paraense, com capacidade para 45.007 pessoas. O Mangueirão foi classificado pelo Sistema Brasileiro de Classificação de Estádios (Sisbrace) como uma das melhores praças esportivas do Brasil.

A visita dura em média 50 minutos e os horários disponíveis são de 8h30 às 12h e das 14h às 16h30, de segunda a sexta, exceto feriado e em dias de jogos, obedecendo a uma quantidade máxima de 50 pessoas por grupo. O agendamento das visitas deve ser solicitado pelo e-mail visitamangueirao@gmail. Mais informações: (91) 3131-2850/ 2851.