Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
IDEFLOR-BIO

Moradores do Curió-Utinga recebem capacitação para plantio de mudas

Por Redação - Agência PA (SECOM)
03/05/2019 11h41

Com o objetivo de coibir o despejo irregular de lixo doméstico e entulhos em áreas urbanas, moradores do bairro Curió-Utinga, em Belém, farão o plantio de mudas de plantas ornamentais no canteiro da Avenida João Paulo II com a Rua do Campinho. A ação denominada "Jardim Comunitário II" é uma iniciativa de lideranças comunitárias da Associação Curió News e ocorrerá a partir das 8h deste sábado (4).

Para viabilizar a ação, os próprios moradores solicitaram o apoio da Gerência Administrativa de Belém, vinculada à Diretoria de Gestão e Monitoramento de Unidades de Conservação (DGMUC) do Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade da Amazônia (Ideflor-Bio). Após uma reunião com a gerência na sede do Instituto, 13 lideranças comunitárias participaram da oficina “Noções Técnicas para o Plantio de Mudas e Plantas Ornamentais”, ministrada pela engenheira agrônoma e técnica em Gestão Ambiental do Ideflor-Bio, Dra. Laura dos Santos Dias, na tarde da quinta-feira (2), no auditório do Instituto, situado na Avenida João Paulo II, no Curió-Utinga.

Capacitação - Segundo a técnica Laura Dias, o intuito da oficina foi de capacitar e unificar as técnicas de plantio de mudas para que, neste sábado (4), essas técnicas sejam colocadas em prática, de forma uniforme, durante a atividade desenvolvida pela comunidade local. O Ideflor-Bio contribuiu com a ação destinando 250 unidades de mudas de plantas ornamentais à associação de moradores, além de doar uma carrada de terra preta e composto orgânico.

“É um local onde a comunidade estava jogando lixo. A ideia das lideranças comunitárias é transformar esse espaço em um jardim comunitário”, explica a técnica. “Isso é importante porque ganhamos a confiança da comunidade, diminui a quantidade de resíduos no entorno da Unidade de Conservação (do Parque do Utinga), além de promover a educação ambiental, que é papel do Ideflor-Bio”, esclarece Laura.

OFICINA – 5 PASSOS

A oficina Noções Técnicas para o Plantio de Mudas e Plantas Ornamentais foi dividida em cinco passos.

1- O plantio das mudas deve ser realizado, preferencialmente, nas primeiras horas do dia ou ao final da tarde, quando a temperatura encontra-se mais amena;
2- Escolher o tamanho da cova que comporte todo o sistema radicular da planta;
3- O terceiro passo vem após a abertura da cova, é o momento de adicionar o composto orgânico que proporcionará à planta um melhor desenvolvimento radicular;
4- Preparo da muda: com um corte lateral, deve-se retirar o recipiente no qual se encontra a muda;
5- O último passo é o plantio da muda, que deve ser posicionada ao centro da cova, evitando deixá-la torta. Em seguida, se distribui o composto orgânico sem deixar espaços vazios na cova. A muda deve ser levemente fixada ao solo e, por último, deve ser molhada com um pouco de água.

SERVIÇO: A ação "Jardim Comunitário II" é uma iniciativa de lideranças comunitárias do bairro Curió-Utinga. O plantio de mudas será feito no canteiro da Avenida João Paulo II com a Rua do Campinho, a partir das 8h deste sábado (4).